Coimbra quer reduzir impacto da hipertensão, obesidade e diabetes

Coimbra
Coimbra

Information

A Câmara Municipal de Coimbra vai procurar reduzir o impacto da hipertensão, obesidade e diabetes nos seus residentes, já que são as principais causas de morbilidade no concelho, de acordo com o Perfil Municipal de Saúde apresentado hoje. “A saúde deve e tem de ser uma prioridade de todos, pelo que assumimos o desafio de colocar a saúde no centro de todas as políticas autárquicas, tornando a nossa bela e encantada cidade mais inclusiva e saudável, para que possa ser fruída e usufruída pelos jovens de todas as idades”, disse o presidente da Câmara, Manuel Machado, à agência Lusa.

O objetivo da Estratégia Municipal de Saúde “é aumentar a esperança de vida, incentivar a qualidade de vida e continuar a desenvolver as políticas que permitiram, por exemplo, que Coimbra seja um dos municípios do país onde a taxa de mortalidade infantil mais reduziu no país e na Europa”, refere Manuel Machado.

Por outro lado, acrescenta, “é continuar a incentivar os serviços públicos coletivos, em que é exemplo os transportes, a qualidade da água e a contenção na fatura da água para as pessoas poderem encontrar soluções ou esperança em soluções”. “Outra componente é a qualidade de habitação, que está incluída na estratégia municipal de habitação que, neste momento, tem em curso, no terreno, intervenções na ordem dos 11 milhões de euros”, salienta Manuel Machado.

No diagnóstico efetuado, o cancro do reto e do canal anal surge como uma das principais causas de morte no concelho de Coimbra.

To read

Published 17/03/2021

Map

CityOnline

Escolha o Idioma