Marialva

Meda

Information

Situada a poucos minutos de Mêda, a aldeia histórica de Marialva é uma das relíquias vivas da nossa ancestralidade, transportando-nos às raízes mais profundas da nossa história.

Localizada numa alta colina (em celta Aravor, seu antigo topónimo), Marialva é a aldeia onde vive a lenda da Dama dos Pés de Cabra e cuja importância remonta aos tempos da feira medieval que ai se realizava. Actualmente apresenta três aglomerados populacionais distintos: a cidadela, actualmente em ruínas, localizada dentro das muralhas da aldeia a vila, que se desenvolveu fora das muralhas, e finalmente a Devesa, no sopé do monte onde se situa a cidadela. Qualquer uma delas tem um encanto próprio, quer pelas curiosidades arquitectónicas quer pelo que "vive" em cada uma delas.

Ao entrar em Marialva, fica-nos a sensação que entramos num cenário histórico, pronto para a rodagem de um filme medieval. As ruas, ladeadas por edifícios resistentes ao tempo, conduzem-nos à cidadela cercada pelas muralhas em cujas ruínas perdemos a noção do tempo. No interior destacam-se a Praça, solenemente assinalada pelo Pelourinho e pelo edifício da antiga Câmara, também tribunal e cadeia (séc. XVII); alguns metros mais à frente a torre de menagem e a Igreja de Santiago.

Marialva é uma das dezasseis aldeias e freguesias do concelho de Mêda cujos vestígios monumentais guardam a memória de um passado histórico muito importante.

Ver Mais

Map

Reviews

6.3Average11 votes

Have you been to this location?

Rate from 1 (Very Bad) to 10 (Excellent)!

Experiences for your trip

We have several experiences for a unique visit

more

CityOnline

Escolha o Idioma