Castelo de Lamego

Lamego

Información

A ocupação humana de Lamego verifica-se desde a pré-história, com crescimento de importância durante o domínio romano da península, seguindo-se os visigodos e a partir do século VIII, foi dominada pelos muçulmanos.

 

A primitiva fortificação de Lamego pode remontar à época romana, mas o castelo existente quando se iniciou a reconquista cristã da península, faz crer que os árabes, pelo menos, reforçaram as suas defesas.

 

Em 910, as forças da Galiza conquistam o castelo, mas voltaria a cair na mão dos árabes, e só em 1057, Fernando Magno, o consegue conquistar definitivamente.

 

Incluído no Condado Portucalense, por doação a Teresa de Leão, quando casa com D. Henrique de Borgonha, vem ser melhorado no início da independência de Portugal, época em que terá sido construída a Torre de Menagem.

 

Classificado como Monumento Nacional, o castelo teve diversas intervenções a cargo da Direcção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais, procedendo-se à eliminação das habitações encostadas às muralhas.

 

Construído sobre uma planta poligonal irregular, destacam-se a Torre de Menagem, a alcáçova e fora dos muros, a antiga cisterna, com teto é abobada sustentada por quatro arcos, uma estrutura bem conservada.

Ver Mais

Mapa

Opiniones

6.3Normal18 votos

¿Has estado aquí?

¡Evalúa de 1 (Muy malo) a 10 (Excelente)!

Experiencias para tu viaje

Tenemos varias experiencias para una visita única

ver más

Ciudad Online

Escolha o Idioma