Dólmen dos Juncais

Vila Nova de Paiva

Información

O Dólmen da Orca dos Juncais, também conhecido por "Pedra da Orca", ergue-se em zona aplanada, denominada localmente por "Juncais", junto ao ribeiro de Rebentão que lhe corre a nascente.

Localiza-se na freguesia de Queiriga, concelho de Vila Nova de Paiva, e foi classificado como Monumento Nacional por Decreto de 16 de Junho de 1910.

O monumento propriamente dito, de grandes dimensões, é constituído por uma câmara funerária de planta octogonal (com 3 m de largura máxima, 3 m de comprimento e 2,40 m de altura máxima) e um corredor longo (7,40 m de comprimento, 2,35 m de largura e 2,5 m de altura máxima).

Foi exactamente neste corredor, demarcado por oito esteios de cada lado, que se identificou o fragmento pintado com dois antropomorfos que hoje se expõe no Museu Nacional de Arqueologia. Serviu de local de tumulação colectiva às populações agro-pastoris de finais do milénio VI / inícios do V a. C.

A cronologia foi sugerida não só pela tipologia arquitectónica do monumento mas também pelas pinturas e pelo espólio recolhido em escavações recentes, nomeadamente pontas de seta, de quartzo e de sílex, e fragmentos cerâmicos.

Ver Mais

Mapa

Opiniones

8.3

¿Has estado aquí?

¡Evalúa de 1 (Muy malo) a 10 (Excelente)!

Experiencias para tu viaje

Tenemos varias experiencias para una visita única

ver más

Ciudad Online

Escolha o Idioma