Vilar Seco

Nelas

Información

Vilar Seco é uma bonita freguesia do concelho de Nelas, na fantástica região de Dão-Lafões, conhecida pelos seus férteis terrenos e pela sua feição rural.

Esta será uma região de bem antiga ocupação humana, existindo alguns vestígios, nomeadamente pré-históricos, Romanos e de inícios da Idade Média, que confirmam a sua ancestralidade.
Apesar de todo o desenvolvimento e progresso dos últimos séculos, particularmente o crescimento da actividade industrial pelo concelho de Nelas, Vilar Seco manteve sempre o seu aspecto rural, de aldeia pacata, preservando as suas tradições, saberes e património.

Denotando a importância da actividade agrícola da região, estão as muitas casas senhoriais e brasonadas, numa arquitectura nobre utilizando materiais locais como o granito, pertença das nobres famílias que fizeram da fertilidade dos solos a sua máxima riqueza, como são exemplo os Solares da Família Ponces de Carvalho, o dos Condes de Primes e a Casa de Álvaro de Albuquerque.

Localizada na fértil Região Demarcada de Dão, onde se produzem os afamados vinhos, Vilar Seco prima igualmente pelas muitas e belas Quintas, como a do Tralcume, do Serrado, da Fata e da Cerca, produzindo os frescos produtos tão apreciados na Gastronomia regional.

Vilar Seco orgulha-se da sua antiga Igreja Matriz, com origens no século XII, e também do seu frondoso Pelourinho, o Fontanário Público, e, claro, das suas várias festividades e tradições ancestrais, ainda hoje perpetuadas pelas gerações mais novas.

Ver Mais

Mapa

Opiniones

7.4Bueno22 votos

¿Has estado aquí?

¡Evalúa de 1 (Muy malo) a 10 (Excelente)!

Experiencias para tu viaje

Tenemos varias experiencias para una visita única

ver más

Ciudad Online

Escolha o Idioma