A "Procissão ao Mar" e as ruas da Ribeira, enfeitadas com os tapetes floridos, são testemunhos da profunda devoção religiosa, que se faz sentir por esta terra.
A etnografia tem o seu espaço nos desfiles do "Cortejo Etnográfico" e na "Festa do Traje", onde se podem admirar os mais belos trajes de noiva, mordoma e lavradeira, vestidos por minhotas que ostentam ao peito autênticas obras de arte em ouro.
A festa continua… tocam as concertinas, rodopiam os "Gigantones e Cabeçudos" ao som dos bombos dos "Zés P’reiras", dançam as lavradeiras… A grandiosa "Serenata" de fogo de artifício ilumina toda a cidade, começando pela ponte de Gustave Eiffel, passando pelo Castelo de Santiago da Barra, até ao Templo-Monumento de Santa Luzia.