Freguesias de Cascais com ecocentros fixos

Cascais
Cascais

Informação

Rede para valorizar toneladas de resíduos no concelho

As quatro freguesias de Cascais já têm novos ecocentros fixos. São seis, que se juntam a mais 2 movéis, e com esta rede, Cascais antecipa a obrigação legal de recolher seletivamente os resíduos perigosos domésticos até 1 de janeiro de 2025.

Num balanço do projeto piloto (móvel) “ em oito meses foram recolhidos cerca de 18  toneladas de resíduos, onde o “recordista” são os livros, que depois podem ir para uma biblioteca”, revela Joana Balsemão Vereadora do Ambiente da autarquia. 

Nestes ecocentros fixos, numa política de proximidade com a população, são vários os resíduos que se podem reciclar e assim dar uma nova vida aos mesmos - Cabos Elétricos, pequenos eletrodomésticos, pilhas e baterias, toners e tinteiros, lâmpadas, latas de spray, loiças, espelhos e vidros, cassetes, DVDs e CDs, latas de Tintas, livros e revistas, rolhas e até mesmo caricas. 

Estes remanescentes podem "transformar-se", em empresas especializadas para a reciclagem, em vez de ir para o lixo comum e, por consequência para um aterro. 

Através deste projeto, a Cascais Ambiente pretende incentivar a reciclagem e a reutilização de materiais, dando um contributo importante para a implementação da Economia Circular e de políticas de sustentabilidade a nível local, como tem vindo a ser preconizado pela Câmara Municipal de Cascais.

Video

Leia Também

publicado 21/04/2021

Mapa

Cidade Online

Escolha o Idioma