Conheces Abrantes?

Qual foi a tua cara?

Abrantes 9.00/10 em 13 votos

Abrantes

Abrantes é uma cidade do Centro do País, sede de concelho, situada numa encosta sobre o vasto Rio Tejo, dona de uma rica história que a tem acompanhado ao longo dos séculos.

De facto, as origens de Abrantes estão perdidas no tempo, tendo sido conquistada aos Mouros pelo primeiro Rei Português, D. Afonso Henriques que, em 1173 doa a povoação à ordem de Santiago da Espada.
Devido à sua estratégica localização sobre o Rio Tejo, Abrantes foi de suma importância militar, sobretudo na época da Reconquista e durante as Invasões Francesas, como ainda hoje nos conta o seu Castelo.
A sua localização fez igualmente com que Abrantes fosse um importante porto fluvial estratégico no comércio tradicional, com destino a Lisboa, até aos anos 70.

O Centro Histórico da cidade é constituído por casario de traça antiga, florido, tendo mesmo outrora sido considerada a cidade mais florida do País, e vale a pena visitar o seu Património edificado, começando pelo Castelo, e seguindo pelas Igrejas de Santa Maria do Castelo (século XV), de São Vicente, de São João Baptista, ou a da Misericórdia, bem como os Conventos de Nossa Senhora da Esperança e o de São Domingos.
A merecer destaque está a Casa dos Almadas, outrora o Paço Real de Abrantes, e também a Casa da Câmara.

Abrantes apresenta também um interessante espólio museológico, patente no Museu D. Lopo de Almeida, localizado na Igreja de Santa Maria do Castelo e no Ecomuseu de Martinchel, a poucos metros da Barragem de Castelo de Bode, e também a Galeria Municipal de Arte, com diversas exposições temporárias.

Durante o mês de Maio, nas Festas da Cidade, têm lugar os concursos das Ruas Floridas, embelezando Abrantes ainda mais as suas ruas.

Bem tradicional em Abrantes, é a doçaria, famosa pelos seus doces regionais confeccionados à base de ovos e açúcar como as Tigeladas e a Palha de Abrantes.

Já estiveste em Abrantes?


Se conheces Abrantes porque não partilhas a tua experiência, fotos, locais, etc. O que visitaste? Comeste bem? Gostaste do Hotel?


Abrantes

A minha cidade é uma das mais belas do nosso pais, cidade calma e acolhedora onde a paz e a simpatia são as suas melhoras qualidades. Obrigado ao Presidente da sua Camara o qual a tem engradecido [img]system/mensagens/imagens/smilies/rolleyes.gif[/img]… »Ler mais

GPS » N 39º 27' 56.83'' ,W 8º 12' 16.55''

  • cidade, concelho, centro, rio tejo, palha



Siga o Guia da Cidade no Facebook

Google+Find us on Google+