Águeda

Águeda - Águeda
Site

Informação

Águeda, promovida a cidade desde 1985, insere-se no Distrito de Aveiro, região Centro e sub-região do Baixo Vouga, contabiliza nos dias de hoje sensivelmente 14 504 habitantes residentes.

É do nome Ágata, atribuído ao rio aqui situado, que a origem do nome Águeda vem. No que concerne a origem histórica, é na Estação Arqueológica do Cabeço do Vouga que se podem encontrar vestígios de presença Romana, o que faz alguns prever que a via romana que ligava Aeminium (Coimbra) a Cale (Gaia) passasse por Águeda.

Já os árabes são mencionados num documento que data de 1050, sendo estes associados a nomes de vilas situadas na área actual do concelho de Águeda, a qual deve a sua fundação aos celtas, Túrdulos e Gregos remontando ao ano de 370 Ac. Águeda era ponto de apoio dos caminhos de Santiago. Na sua albergaria ter-se-á recolhido em 1325 a Rainha Santa Isabel, quando se dirigia em peregrinação para Santiago de Compostela.

No dia 8 de Julho de 1985, a vila de Águeda é elevada à categoria de cidade. Foi no entanto 150 antes, que começou a ter uma vida politica bastante activa, aquando da altura em ascendeu a concelho, muito devido à sua capital importância politico-militar da resistência à 2ª invasão francesa, devido à capacidade de socorrer, no seu hospital militar, os feridos provenientes das batalhas.

As festas e romarias religiosas são presença assídua nesta por serem considerados momentos de reconciliação e reencontro entre as pessoas.

Ver Mais

Mapa

Avaliação

5.0

Já esteve aqui?

Avalie de 1 (Muito Mau) a 10 (Excelente)!

Experiências para a sua viagem

Temos várias experiências para uma visita única

ver mais

Cidade Online

Escolha o Idioma