Entrar na Cidade Online

Para poder aceder a esta zona, por favor faça login na sua conta do Guia da Cidade.

Ainda não é cidadão registado?

Clique aqui para abrir uma conta totalmente gratuita.
Guia da Cidade » Pontos de Interesse » Guarda » Gouveia
Avaliação do Guia da Cidade

Warning: You can view this site in English. Please click here

Castelo de Folgosinho

Encimando a bonita vila de Folgosinho, na vertente Norte da Serra da Estrela, o Castelo de Folgosinho compunha um triângulo defensivo no vale do rio Mondego, juntamente com o de Linhares e o de Celorico da Beira.

As origens do Castelo são difusas, dizendo o saber popular que s sua fundação terá sido atribuída ao guerreiro Viriato, que aqui terá nascido, enquanto que outros estudos arqueológicos apontam para uma fundação medieval, na continuação do povoamento da região.

Não obstante, sabe-se que a primitiva ocupação humana dos sítios do castelo e da povoação remonta a dois castros pré-romanos.

O Castelo é um diminuto recinto circular, situado a cerca de 933 metros acima do nível do mar, construído com pedra de quartzo branco-rosado, conferindo-lhe uma beleza única.
A porta principal está voltada a Ocidente e, do lado oposto, ergue-se a torre de menagem, que tem sobrevivido ao passar dos tempos.

O Castelo foi classificado como Imóvel de interesse Público a 25 de Março de 1936, e é hoje a maior atracção da bonita vila de Folgosinho.





Saber mais sobre Gouveia?
Ver detalhes do distrito de Guarda?


Sugestões de Lazer

ver mais?
  • Museu da Miniatura Automóvel 

    Museu da Miniatura Automóvel

    Guarda


Já esteve aqui? Deixe o seu comentário!



Avaliar este Ponto de Interesse


  • AvaliaçãoFilipa-carvalho que já esteve em Castelo de Folgosinho diz:

    e visitar tambem a aldeia...




Informação

Visitas: 13868

Blog/EmbedColoque no seu site esta galeria de fotos

Partilhar

Tags

castelosserraestrelamondego

Localização

GPS » N 40º 30' 39,6'' ,W 7º 30' 43,58''

Onde Dormir

ver mais?
  • Quinta de Leandres 

    Quinta de Leandres

    Manteigas

Guia da Cidade no Facebook

Outros concelhos(Guarda)

Aguiar da Beira  • Almeida  • Celorico da Beira  • Figueira de Castelo Rodrigo  • Fornos de Algodres  • Gouveia  • Guarda  • Manteigas  • Meda  • Pinhel  • Sabugal  • Seia  • Trancoso  • Vila Nova de Foz Coa  • 

Tempo para Guarda