Conheces Chamusca?

Qual foi a tua cara?

Chamusca 9.14/10 em 7 votos

Chamusca

A Chamusca é uma bonita Vila Portuguesa, sede de concelho, no coração do Ribatejo, onde o Rio Tejo impera e caracteriza. De facto, a história da vila está intrinsecamente ligada ao Rio, à sua comunicação e produção, como se pode verificar do alto dos bonitos Miradouros da Senhora do Pranto e do Senhor do Bonfim, especialmente na altura em que o Tejo transborda e inunda a planície circundante.
A Chamusca é uma vila de casario branco, onde humildes casas rurais se cruzam com casas senhoriais que sobreviveram ao passar dos tempos, nas ruas calmas deste lugar que tem nos seus domínios um forte Património Arquitectónico e Artístico, como são exemplo as muitas Igrejas aqui erguidas: Igrejas Matriz de São Brás (século XVI, a mais antiga da Chamusca) e da Misericórdia (século XVII), as Igrejas de São Francisco e de São Pedro (século XVII), as Ermidas de Nossa Senhora do Pranto (século XVIII) e a do Senhor do Bonfim.
O Jardim Municipal é igualmente um agradável espaço ao dispor de todos os visitantes.
No concelho da Chamusca existem diversos pontos de interesse, destacando-se a pitoresca Aldeia do Arripiado, construída em declive, e com miradouros que possibilitam uma vista fantástica sobre a Lezíria Ribatejana, existindo bem perto o pitoresco Miradouro do Almourol com um aprazível café e a estátua “Guerreiro Templário" de João Cutileiro; a Casa da Forca, em Ulme, antiga sede de concelho; em Pinheiro Grande, a Igreja de Santa Maria, bem como o miradouro e a Quinta dos Arneiros, ou os vestígios romanos em Vale dos Cavalos.
Terra de forte tradição Ribatejana, o seu artesanato, a produção de vinho de qualidade com uma bem estruturada "Rota dos Vinhos", e as suas Feiras e Festas populares têm uma importância crassa nesta região, sendo exemplo a Feira da Ascensão, a bonita Procissão dos Fogaréus, o Entrudo e, claro está, as Festas de Touros, que têm lugar na Praça de Touros, ou Arena Chamusquense.


Já estiveste em Chamusca?


Se conheces Chamusca porque não partilhas a tua experiência, fotos, locais, etc. O que visitaste? Comeste bem? Gostaste do Hotel?


Chamusca

Uma vila típica Ribatejana, que aconselho a visitar pelas inúmeras belas igrejas e miradouros, do qual só lamento o intenso nevoeiro que ainda se sentia a essa hora que não nos deixou aproveitar ao… »Ler mais

GPS » N 39º 21' 30.81'' ,W 8º 28' 43.78''

  • vila, concelho, ribatejo, rio tejo, leziria, planicie, miradouro, miradouros, igreja, igrejas, ermida, ermidas, arripiado, aldeia, cutileiro, casa da forca, ulme, quinta dos arneiros, romanos, vale dos cavalos, ascensão, praça touros, toiros



Siga o Guia da Cidade no Facebook

Google+Find us on Google+