Entrar na Cidade Online

Para poder aceder a esta zona, por favor faça login na sua conta do Guia da Cidade.

Ainda não é cidadão registado?

Clique aqui para abrir uma conta totalmente gratuita.
Guia da Cidade » Pontos de Interesse » Portalegre » Alter do Chão
Avaliação do Guia da Cidade

Warning: You can view this site in English. Please click here

Coudelaria de Alter

A Coudelaria de Alter do Chão situa-se próxima à freguesia de Alter do Chão, na vasta região Alentejana.

Antiga Coudelaria Real, fundada pelo rei D. João V em 1748, com vista à criação de cavalos de raça lusitana para a Picaria Real, esta foi uma das instituições mais importantes para a divulgação do nome de Alter do Chão e para a continuidade e preservação da raça equestre, expressa no desejo do rei em “Que se conserve sempre pura esta raça".
Oriundo da Coudelaria de Alter era o famoso cavalo "Gentil", modelo de cavalo da estátua de D. José no Terreiro do Paço em Lisboa.

Até ao início do século XIX a Coudelaria viveu um período áureo, que foi desde aí perturbado por períodos complicados da sua existência, renascendo agora com outro fôlego, vontade e dinamismo.

A Coudelaria é hoje em dia constituída por diversas valências, nos seus 300 hectares de paisagem de grande beleza, onde impera a paz de espírito.
Hoje em dia aqui funciona a Escola Profissional de Agrícola de Alter do Chão, a Escola Portuguesa de Arte Equestre, um Pólo da Universidade de Évora, núcleos de investigação, de selecção e melhoramento da raça, infra-estruturas Hípicas e Desportivas, a Falcoaria, entre outras valias, como a Casa do Arneiro, um espaço reservado ao alojamento de professores e conferencistas.

A Coudelaria oferece também núcleos museológicos e zoológicos de grande interesse, bem como diversas actividades pedagógicas, centradas na evolução e divulgação da preservação ambiental, patrimonial e turística.

A não perder também é a "saída da éguada", quando diariamente todas as éguas saem para a pastagem.


Informações Complementares:

Horário das Visitas
Terça-Feira a Sexta-Feira: 10h, 11.30h, 14h, 15.30h  //  Sábado, Domingo e Feriados: 11h, 15h

As visitas são guiadas e têm a duração de cerca de 1h30

Outras Actividades:
 Fins de semana e feriados das 14.30 às 17.30: Montar a cavalo em picadeiro (1hora)  /   Passeios de Trem (30 minutos)




Saber mais sobre Alter do Chão?
Ver detalhes do distrito de Portalegre?




Já esteve aqui? Deixe o seu comentário!



Avaliar este Ponto de Interesse







Informação

Tapada do Arneiro , Apartado 80 ( 7441-909 Alter do Chão )
Tel.(+351) 245610060 / 74
Terça-Feira a Sexta-Feira: 10h, 11.30h, 14h, 15.30h // Sábado, Domingo e Feriados: 11h, 15h
Diferenciados consoante as visitas e actividades
http://FAR.snc.pt
Visitas: 36368

Blog/EmbedColoque no seu site esta galeria de fotos

Partilhar

Tags

chaocavalosrealgentilraçalusitanapicariaescolaagricolaarteequestreuniversidadeevorahipismofalcoariaarneiroeguada

Localização

GPS » N 39º 13' 19,13'' ,W 7º 41' 7,16''

Onde Dormir

ver mais?
  • Solar A Flor da Rosa - Turismo Rural Alto Alentejo 

    Solar A Flor da Rosa - Turismo Rural Alto Alentejo

    Flor da Rosa

Guia da Cidade no Facebook

Outros concelhos(Portalegre)

Alter do Chão  • Arronches  • Avis  • Campo Maior  • Castelo de Vide  • Crato  • Elvas  • Fronteira  • Gavião  • Marvão  • Monforte  • Nisa  • Ponte de Sor  • Portalegre  • Sousel  • 

Tempo para Portalegre