Distrito de Beja

Beja

Informação

Distrito português, pertencente à província tradicional do Baixo Alentejo. Com uma área de 10 225 km², Beja é o maior distrito português.
Distribuindo-se por 14 concelhos, o distrito de Beja caracteriza-se por uma geografia plana e de pouca densidade florestal. É um distrito que se estende entre a raia espanhola e a costa Atlântica, fornecendo, deste modo, um contraste paisagístico único.
Beja, capital do Baixo Alentejo, é um importante centro da produção de trigo e produtos derivados da oliveira, essenciais para o desenvolvimento do concelho.
O actual traçado urbano de Beja tem bases na cidade romana e nas portas de Évora e Mértola que marcam as antigas entradas nas muralhas. São vários os pontos de interesse turístico neste distrito. As ruas estreitas e características da parte velha da cidade de Beja, a torre de menagem (finais do século XIII) e a Igreja de Santo Amaro, templo mais antigo de Beja, o Convento de São Francisco, as ruínas da villa romana de Pisões, entre muitas outras coisas.
O rio Guadiana é presença constante no distrito de Beja e como tal, um passeio de barco é algo imprescíndivel. Assim como uma visita aos locais mais turísticos do distrito como Alcoutim, Mértola e Serpa.
De influência Mediterrânica, a gastronomia do distrito é um dos ex-libris da região. Açorda, Migas com Entrecosto, Sopa de Beldroegas, Ensopado à Pastora ou Favas Guisadas fazem as delícias de quem os prova.
São muitos os produtos gastronómicos produzidos no distrito de Beja que se distinguiram para lá das fronteiras da região. São exemplos de qualidade o Queijo de Serpa, a Carne de Porco Alentejano, o Borrego do Baixo Alentejo, a Linguiça do Baixo Alentejo ou Chouriço de Carne do Baixo Alentejo, o Paio de Beja, o Presunto de Barrancos ou o Mel do Alentejo.
No mês de Março realiza-se a Ovibeja, uma feira em que a produção agrícola regional é o pretexto para mostrar a cultura, a etnografia e a economia da região.

Ver Mais

Avaliação

9.5

Já esteve aqui?

Avalie de 1 (Muito Mau) a 10 (Excelente)!

Experiências para a sua viagem

Temos várias experiências para uma visita única

ver mais

Cidade Online

Escolha o Idioma