Conheces Distrito de Viseu?

Qual foi a tua cara?

Distrito de Viseu

Viseu é o único distrito português que não faz fronteira nem com o mar nem com Espanha. Situado na Região Norte - Centro do país, o distrito de Viseu abrange três Sub-Regiões: Dão-Lafões, Douro e Tâmega.
É um dos distritos mais montanhosos do país, fazendo parte dele os maciços das serras da Lapa (953m), Leomil (1008m), Caramulo (1071m), Gralheira (1116m), e Montemuro (1382m). Nos seus vales correm os afluentes do Douro, respectivamente o Távora, o Varosa e o Paiva, e os rios Vouga, Dão e Mondego, além de várias ribeiras.
Neste distrito encontra-se grande número de Monumentos Nacionais de que são maior exemplo: o Dólmen de Areita (S. João da Pesqueira), a sepultura pré-histórica com cerca de 5.000, o Castro de Nossa Senhora da Guia e a Capela e Adro de Nossa Senhora da Guia, (S. Pedro do Sul).
Sendo também de destacar o Dólmen e Capela de Nossa Senhora do Monte (Penedono), que se encontra em ruínas.
A capital do distrito é a cidade de Viseu. Cidade antiquíssima e episcopal. Viseu é a terra de cultivo da vinha para os famosos vinhos do Dão e de Lafões. A Região Demarcada do Dão, numa extensão aproximada de 376 000 hectares, desenvolve-se entre zonas profundamente montanhosas e vales com colinas e declives suaves e arredondados, com um clima frio e chuvoso no Inverno e quente e seco no Verão - condições únicas para a produção de vinhos sem igual.
Para conhecer esta zona, nada melhor do que um passeio pelas casas, quintas e adegas da Rota do Vinho do Dão.
Rica e variada, a gastronomia tradicional desta região é um dos seus principais atractivos. Caldo verde, sopa da Beira, rancho à moda de Viseu, arroz de carqueja, lampreia ou pato, vitela assada à moda de Lafões, cabrito da Gralheira assado, trutas do Paiva são alguns dos pratos regionais, não esquecendo os enchidos, o presunto, o pão de mistura ou de centeio e a broa de milho, e as sobremesas: doces de ovos, leite creme, papas doces de milho, arroz doce…

Já estiveste em Distrito de Viseu?


Se conheces Distrito de Viseu porque não partilhas a tua experiência, fotos, locais, etc. O que visitaste? Comeste bem? Gostaste do Hotel?



  • viseu distritos beira alta portugal



Siga o Guia da Cidade no Facebook

Google+Find us on Google+