Fonte da Vila

Localizada bem no centro da belíssima vila de Castelo de Vide, a Fonte da Vila é um dos seus monumentos mais emblemáticos.
Classificada como Imóvel de Interesse Público desde 1953 a Fonte demonstra desde tempos antigos o aproveitamento das fantásticas propriedades químicas e minero-medicinais das águas desta região.
A Fonte faria parte da Judiaria, o bairro judeu de Castelo de Vide, um dos exemplos mais importantes e bem preservados da presença judaica em Portugal, que remonta ao século XIII.
A Fonte da Vila terá sido construída no século XVI, durante o reinado de D. João III, provavelmente alterada e remodelada ou mesmo terminada em anos posteriores. A estrutura constituiu o ponto de desenvolvimento urbano radial que está presente nas cinco ruas envolventes, num caminho que ligava o Castelo à Fonte da Vila, que se foi propagando ao longo dos tempos.
A Fonte apresenta uma forma rectangular com cobertura piramidal, sustentada por seis colunas de mármore, com quatro bicas no centro. No centro estão representadas as armas do concelho e as de Portugal.
A envolver e delimitar a Fonte da Vila está um muro, compreendendo também um bebedouro.
Saber mais sobre Castelo de Vide?
Ver detalhes do distrito de Portalegre?
Sugestões de Lazer
-
Comemorações com Fado em Portalegre
12 a 26 Mai 2012
Portalegre
-
Exposição de Roger Oakes
05 Mai a 30 Jun 2012
Portalegre
-
Páscoa em Castelo de Vide
Portalegre
Já esteve aqui? Deixe o seu comentário!