Funchal

Ilha da Madeira - Funchal

Informação

A bonita cidade do Funchal, sede de concelho e capital do Arquipélago da Madeira, encontra-se situada na maravilhosa Ilha da Madeira, constituindo o maior pólo turístico, cultural, artístico e político do arquipélago.

Pleno de história, cosmopolitismo, cultura e uma fantástica vida própria, o Funchal tem muito para ver e admirar, começando pelos núcleos históricos das suas freguesias, como os de São Pedro, de Santa Maria ou da Sé, que convidam a agradáveis passeios.

O Arquipélago da Madeira terá sido outrora conhecido por Romanos e Fenícios, conquanto foi já em 1418 que a descoberta oficial do arquipélago teve lugar, primeiro com Porto Santo pelos navegadores João Gonçalves Zarco e Tristão Vaz Teixeira, e no ano seguinte, a Ilha da Madeira com João Gonçalves Zarco e Bartolomeu Perestrelo.
O povoamento do Funchal teve inicio em 1424, tendo-se atribuído o topónimo devido à abundância de funcho, uma planta aromática utilizada nas mais diversas áreas.

Serpenteando o acidentado relevo Madeirense, o Funchal encanta com o muito que tem para oferecer, com uma indústria turística de qualidade e em grande escala, mas também monumentos, história, actividades, infra-estruturas para os melhores tempos livres, natureza, e vistas de grande beleza.

Passeando pela cidade encontram-se Monumentos como a Sé Catedral datada de 1514, que apresenta dos tectos mais célebres, feito com a madeira da “Madeira”; Igreja e Mosteiro de Santa Clara datados do século XV; a Igreja de Nossa Senhora do Monte; a Fortaleza de São Lourenço do século XVI; Igreja e Palácio de São Pedro; a Igreja Matriz de Santa Maria Maior do século XVIII; o Palácio da Junta Geral; o edifício da Câmara Municipal, símbolo da arquitectura colonial; o Forte do Ilhéu; a Fortaleza do Pico, entre tantos outros monumentos que se encontram a cada virar da esquina.

O Funchal apresenta também uma forte componente cultural, abrangendo espaços museológicos e culturais como o Museu de Arte Sacra, o Núcleo Museológico Madeira Wine, o Museu Quinta das Cruzes, a Casa Museu Frederico de Freitas, o Museu de História Natural ou o de Fotografia, entre outros de igual interesse.

Local de luxuriante natureza, vale a pena conhecer os fantásticos espaços verdes que o Funchal oferece, dos quais se destacam os Jardins Botânico, o Tropical ou a Quinta do Palheiro Ferreiro. Nada melhor que uma viagem de teleférico para melhor observar a beleza da cidade e sua envolvente, podendo optar pelo teleférico que liga o Monte ao Jardim Botânico ou ao centro da cidade. Uma vez no Monte, uma volta no “carro de cesto” ou “tobogã”, é obrigatória: num terreno bem inclinado, os viajantes sentam-se numa espécie de cestos de vimes com rodas, conduzidos por dois homens, que os empurram velozmente ladeira abaixo, pelo coração da cidade, plenos de emoção e adrenalina.

Ver Mais

Mapa

Avaliação

6.7Normal37 votos

Já esteve aqui?

Avalie de 1 (Muito Mau) a 10 (Excelente)!

Experiências para a sua viagem

Temos várias experiências para uma visita única

ver mais

Cidade Online

Escolha o Idioma