Madalena

Madalena

Informação

A bonita vila da Madalena, sede de concelho, outrora conhecida por “lugar dos Ilhéus” devido aos dois ilhéus, denominados de Deitado e em Pé, que a ela pertencem, situa-se no extremo ocidental da bonita Ilha do Pico, separada por 7km de oceano da vizinha Ilha do Faial e da bela cidade da Horta.

Madalena é uma grande produtora do famoso Vinho dos Açores, da casta verdelho, que durante anos ditou o estilo de vida das populações, dadas as boas condições climatéricas e a especificidade destes solos vulcânicos, que criaram panoramas únicos, classificados como Paisagem Protegida de Interesse Regional da Cultura da Vinha da Ilha do Pico pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade. Para melhor conhecer a importância vinícola da Madalena e da Ilha do Pico, vale a pena uma visita ao interessante Museu do Vinho.

De facto, Madalena sempre foi uma localidade dedicada à agricultura, à pecuária e à pesca, tornando-se num importante pólo de comunicação e comércio devido ao seu Porto Marítimo e à proximidade com a Ilha do Faial.
Por toda a região são visíveis os importantes legados rurais da vida agrícola de Madalena, como instrumentos para aproveitamento de cursos de água, adegas, típicos armazéns, currais de vinha, poços de marés, entre tantos outros.

A bela Igreja Matriz do século XVIII, o maior templo da Ilha, demonstra o fervor religioso das gentes e representa o valor Patrimonial da vila, destacando-se também o belo edifício do século XVIII dos Paços do Concelho, bem como as várias casas senhoriais que se encontram pela região, atestando o poderio económico proveniente da agricultura, vinhas, pecuária e comércio.

Ver Mais

Mapa

Avaliação

7.0Bom37 votos

Já esteve aqui?

Avalie de 1 (Muito Mau) a 10 (Excelente)!

Experiências para a sua viagem

Temos várias experiências para uma visita única

ver mais

Cidade Online

Escolha o Idioma