Conheces Montemor-o-Velho?

Qual foi a tua cara?

Montemor-o-Velho 10.00/10 em 5 votos

Montemor-o-Velho

Vila e sede de concelho situada no centro do País, Montemor-o-Velho tem vestígios de ocupação humana desde o período Neolítico, contando pois com uma rica e longa história, de forte legado patrimonial.
Em tempos terra de agricultores, o concelho está hoje virado para o sector terciário, estando a indústria repartida sobretudo em estabelecimentos fabris de pequena e média dimensão, existindo ainda, contudo, uma forte característica agrícola, nomeadamente na cultura do milho e do arroz.
Com uma localização geográfica estratégica, o seu Castelo é ainda hoje o legado patrimonial de maior peso. Mas muito mais Montemor-o-Velho tem para contar, basta visitar o povoado de Santa Olaia e os seus vestígios arqueológicos, ou os núcleos históricos de Montemor-o-Velho, Pereira e Tentúgal.
Localizado numa área privilegiada, a Fauna e Flora da região de Montemor-o-Velho são igualmente ricas, como se pode verificar na a Reserva Natural do Paul de Arzila e no Paul do Taipal, sobretudo na prospera comunidade de avifauna aqui existente.
Região igualmente rica em termos gastronómicos, em Montemor-o-Velho encontramos uma ementa bem variada, desde o arroz de lampreia, o sável frito, as aves de capoeira, tudo acompanhado pela famosa broa, terminando em pleno com os doces conventuais tão presentes nesta região, como os pastéis de Tentúgal, as queijadas de Pereira e de Tentúgal, os papos de anjo e as barrigas de freira, ou mesmo as espigas doces de Montemor-o-Velho, e o arroz doce.


Já estiveste em Montemor-o-Velho?


Se conheces Montemor-o-Velho porque não partilhas a tua experiência, fotos, locais, etc. O que visitaste? Comeste bem? Gostaste do Hotel?


GPS » N 40º 10' 47.19'' ,W 8º 40' 36.08''

  • vila, concelho, coimbra, arqueologia, castelo, centro



Siga o Guia da Cidade no Facebook

Google+Find us on Google+