Entrar na Cidade Online

Para poder aceder a esta zona, por favor faça login na sua conta do Guia da Cidade.

Ainda não é cidadão registado?

Clique aqui para abrir uma conta totalmente gratuita.
Guia da Cidade » Pontos de Interesse » Lisboa » Lisboa
Avaliação do Guia da Cidade

Warning: You can view this site in English. Please click here

Museu do Combatente e Forte do Bom Sucesso 

Museu do Combatente e Forte do Bom Sucesso

Museu do Combatente e Forte do Bom Sucesso

O Forte de Bom Sucesso é um edifício de arquitectura militar, concebido pelo General Vallerée. A sua construção iniciou-se em 1780, como reforço da Defesa do Porto de Lisboa. Em 1808, durante a ocupação de Lisboa, por parte das forças francesas (comandadas pelo Marechal Junot) o Forte foi ligado à Torre de Belém por uma Bataria corrida, conhecida como “Bataria Nova do Bom Sucesso ou o flanco esquerdo”, armada com 47 Peças e 10 Morteiros.

Em 1815 foi construída a “Bataria do flanco direito”.

Depois de um período em que a fortaleza esteve abandonada (de 1836 a 1879), em 1870, no reinado de D. Luís I, iniciou-se a reconstrução de uma nova Bataria, no local do antigo Forte do Bom Sucesso. Em 1876, construiu-se a plataforma das peças e paióis, em 1881 foi transformada em Bataria de Costa, por pessoal de engenharia militar, sob a direcção do Capitão Jacinto Parreira. Durante as campanhas do Ultramar, foi sede da Chefia do Serviço Postal Militar.

Após Abril de 1974, recebeu o Comando do Agrupamento Militar de Intervenção, posteriormente foi sede da “ Associação de 25 de Abril”. Em Julho de 1986 a 1992 passou a sediar o Comando da Brigada de Forças Especiais. Em 13 de Janeiro de 1999 foi oficialmente entregue à Liga dos Combatentes e em 2003 aberto ao público.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Tendo como objectivo a expressão dos feitos militares portugueses, disponibilizando um leque de mostras permanentes, acompanhadas de exposições temporárias (de artes plásticas, fotografia e escultura). Este espaço constitui-se como um pólo de divulgação da História de Portugal, onde se evidenciam três épocas do século XX, com diverso armamento militar disposto ao ar livre: I Guerra Mundial, Campanhas do Ultramar e Missões de Paz. A integração do Museu do Combatente no Forte do Bom Sucesso constitui ainda uma homenagem aos Combatentes que serviram Portugal no antigo Ultramar, através da implementação (desde 1993), do “Monumento aos Combatentes do Ultramar”. Este conjunto – Forte do Bom Sucesso, Museu do Combatente e Monumento aos Combatentes do Ultramar constitui um verdadeiro espaço de Cultura, Cidadania e Defesa.

Hoje em dia, o Museu do Combatente proporciona visitas guiadas a grupos de qualquer faixa etária e ainda diversas actividades pedagógico-didácticas a grupos de crianças entre os 5 e os 16 anos, nomeadamente, a escolas associações  e ATLS, tendo por objectivo por objectivo o contacto directo e contextualizado com o espólio do Museu em exposição, assim como a compreensão de conceitos históricos e símbolos nacionais/patrióticos. Todas as actividades destinadas a grupos obedecem a marcação prévia, que pode ser feita na Recepção do Museu, por telefone ou correio electrónico.

Informações adicionais: Exposições permanentes e temporárias com visitas diárias (aberto todos os dias, incluindo fins-de-semana e feriados).

(Out. a Mar.) das 10:00h às 17:00h - (Abr. a Set.) das 10:00h às 18:00h

Preço: 3€ (visita + actividade), 2€ (visita guiada), grátis (para sócios da Liga dos Combatentes e responsáveis/professores de grupos em visitas guiadas)

Aproveitamos também para informar que todas as visitas às exposições (incluindo algumas actividades) têm um valor simbólico contribuindo para o programa “Liga Solidária” (o qual tem como objectivo a criação de Residências Assistidas para apoio aos Combatentes)

 





Saber mais sobre Lisboa?
Ver detalhes do distrito de Lisboa?


Sugestões de Lazer

ver mais?
  • METALLICA no ROCK IN RIO 2012 

    METALLICA no ROCK IN RIO 2012

    25 Mai 2012
    Lisboa
  • Pelo Prazer de A VOLTAR A VER 

    Pelo Prazer de A VOLTAR A VER

    25 Abr a 25 Mai 2012
    Lisboa
  • Noite 70, com groove e muito mais no Clube Ferroviário 

    Noite 70, com groove e muito mais no Clube Ferroviário

    25 Mai 2012
    Lisboa


Já esteve aqui? Deixe o seu comentário!



Avaliar este Ponto de Interesse


Informação

Visitas: 1978

Blog/EmbedColoque no seu site esta galeria de fotos

Partilhar

Tags

museusfortesdosmonumentomonumentoscriançasbelemlisboacombatentes

Localização

GPS » N 38º 41' 32,8'' ,W 9º 13' 2,06''

Onde Dormir

ver mais?
  • Residencial Vila Nova 

    Residencial Vila Nova

    Lisboa - Marquês de Pombal
  • Pensão Ninho das Águias 

    Pensão Ninho das Águias

    Lisboa - Costa do Castelo
  • Lisboa Marriott Hotel  

    Lisboa Marriott Hotel

    Lisboa

Guia da Cidade no Facebook

Outros concelhos(Lisboa)

Alenquer  • Arruda dos Vinhos  • Azambuja  • Cadaval  • Cascais  • Lisboa  • Loures  • Lourinhã  • Mafra  • Oeiras  • Sintra  • Sobral Monte Agraço  • Torres Vedras  • Vila Franca de Xira  • Amadora  • Odivelas  • 

Tempo para Lisboa