Museu do Mar - Rei D. Carlos

Cascais - Cascais
Site

Informação

Durante muitos anos o edifício onde está sedeado o Museu do Mar era o espaço do antigo Sporting Club de Cascaes. Fundado em 1879 pelo Príncipe Carlos (futuro D. Carlos I) foi palco de muitos acontecimentos sociais, lugar de lazer e de divertimento.
O Museu do Mar engloba vários elementos da realidade piscatória e marinha de Cascais, constituindo uma verdadeira viagem ao mundo do mar.
A partir de 1976, a consciência da importância do património marítimo do Concelho e das alterações socio-económicas que se verificaram nos últimos 30 anos, devido à gradual e sistemática diminuição das pescas e da produção dos seus derivados, que durante séculos havia marcado as actividades económicas e o modo de vida de muitos habitantes, proporcionou as condições sócio-culturais para a criação de um museu dedicado ao mar e à memória das gentes a ele ligadas. Deu-se então início à fase de instalação do Museu do Mar, sendo este formalmente inaugurado em 7 de Junho de 1992.
Do edifício oitocentista existe ainda a Sala Octogonal, espaço de entrada no universo museológico. As restantes salas constituem ampliações posteriores, destinadas a expor o crescente acervo que foi incorporado ao longo dos anos, bem como a aumentar o número de serviços vocacionados para o público (Biblioteca e Serviço de Educação), ou para o funcionamento interno (reservas museológicas, gabinete de conservação e restauro).
Em permanente crescimento e actualização, o museu tem sido alvo de recentes reformulações do discurso expositivo, procurando adaptar-se às exigências do público actual, em especial aos interesses dos mais jovens, através de uma linguagem dinâmica e interactiva, com recurso às novas tecnologias, assim como à criação de ambientes e de mensagens que vão ao encontro das preocupações sociais, culturais e cientificas do momento actual.
Cada vez mais vocacionado para o estudo e a divulgação da biodiversidade e dos problemas ambientais, as salas da exposição permanente têm vindo a ser remodeladas, reequacionando-se os seus conteúdos e procedendo-se à inserção de novas soluções museográficas, mais adequadas às exigências actuais de comunicação.

Entrada gratuita

Horário:
3ª a 6ª feira das 10h00 às 17h00
Sábado e domingo das 10h às 13h e das 14h às 17h00
Encerra à 2ª feira e feriados

Ver Mais

Mapa

Avaliação

9.0

Já esteve aqui?

Avalie de 1 (Muito Mau) a 10 (Excelente)!

Experiências para a sua viagem

Temos várias experiências para uma visita única

ver mais

Cidade Online

Escolha o Idioma