Conheces Óbidos?

Qual foi a tua cara?

Óbidos 9.36/10 em 25 votos

Óbidos

Histórica Vila Portuguesa, sede de concelho, Óbidos é como que um museu aberto, onde estão escritas páginas de história e se respira um ambiente medieval que faz pensar estar-se em tempos antigos.
Conquistada aos Mouros pelas tropas dos primeiro Rei Português, D. Afonso Henriques, em 1148, foi doada em 1210 por D. Afonso II à Rainha D. Urraca, e posteriormente doada à Rainha Santa Isabel pelo seu marido, Rei D. Dinis, em 1281. Óbidos foi, até 1883, uma terra de rainhas, e talvez por isso tenha mantido o seu ambiente romântico e pitoresco tão bem preservado ao longo dos séculos.
As suas ruas estreitas, calcetadas, de casario branco com faixas coloridas e flores espalhadas por toda a terra, nomeadamente na fachada das casas, muros e portões, faz de Óbidos uma das mais alegres vilas do País.
Do alto do seu Castelo, um dos exemplos mais perfeitos de fortalezas medievais em Portugal (tendo sido mesmo um dos candidatos às sete maravilhas do País), tem-se um lindo panorama sobre as áreas circundantes, abençoadas pela natureza, funcionando no Castelo, hoje em dia, uma das mais conceituadas e prestigiadas Pousadas de Portugal.
Muitos locais de interesse existem nesta maravilhosa vila, como são exemplo a Capela de Nossa Senhora do Carmo, a Igreja de Santa Maria (provavelmente fundada no período visigótico, e transformada em mesquita durante a ocupação árabe), a Igreja da Misericórdia, a Capela de S. Martinho, o Santuário do Senhor da Pedra (já fora das muralhas) e o interessante Museu Municipal que ostenta algumas das grandes obras de arte de Josefa d‘Óbidos.
Dentro das muralhas, a Rua Direita é o coração comercial da cidade, onde se encontram os mais variados artigos artesanais regionais.
No Posto de Turismo da Vila é possível obter as mais diversas informações, e efectuar visitas temáticas guiadas que melhor demonstram a beleza, importância e património desta agradável Vila Portuguesa.

Já estiveste em Óbidos?


Se conheces Óbidos porque não partilhas a tua experiência, fotos, locais, etc. O que visitaste? Comeste bem? Gostaste do Hotel?


GPS » N 39º 21' 40.96'' ,W 9º 9' 27.16''

  • aldeias turisticas, vila, historica, turismo, concelho, medieval, castelo, pousada, igreja, igrejas, artesanato, rainha santa isabel



Siga o Guia da Cidade no Facebook

Google+Find us on Google+