Parque dos Poetas I

Oeiras, Paço de Arcos - Oeiras

Informação

O Parque é atravessado pela «Alameda dos Poetas», percurso principal em que assenta a concepção geral do espaço. Por sua vez, a Alameda é ladeada por «ilhas», pequenos jardins temáticos que acolhem estátuas de poetas, escolhidos por serem representativos da poesia de expressão portuguesa em diferentes épocas.

Para seleccionar quais os poetas que estariam representados no Parque, os responsáveis do projecto consultaram diversas instituições, habilitadas para apurar uma selecção de 60 autores. Dos nomes que constam da lista final, 50 são portugueses e 10 são autores de países ou territórios de expressão portuguesa.

As várias épocas literárias ficam também representadas, sendo que 20 dos poetas escolhidos são do século XX e os restantes de outras épocas. Na área agora inaugurada estarão integradas 20 esculturas, onze das quais já estão prontas no dia da inauguração do Parque.

Teixeira de Pascoaes, Florbela Espanca, José Gomes Ferreira, Miguel Torga, Sophia de Mello Breyner, Natália Correia, Eugénio de Andrade, Fernando Pessoa, Mário de Sá Carneiro, Alexandre O`Neill e António Ramos Rosa são os poetas cuja estátua poderá ser apreciada já a partir de 7 de Junho.

Para a selecção dos artistas plásticos que executaram as esculturas, a Câmara Municipal de Oeiras contou com a colaboração de entidades como a Academia Nacional de Belas Artes, a Sociedade Nacional de Belas Artes, a Associação Internacional de Críticos de Arte e as Faculdades de Belas Artes do Porto e Lisboa. O preço médio de cada estátua ronda os 55 mil euros (11 mil contos).

O espaço tem um total de 10 hectares, divididos por praças, jardins temáticos com as esculturas dos poetas, o «Bosque da Poesia», um Parque das Merendas, um estádio de futebol e balneários, um parque infantil, um parque polidesportivo, um anfiteatro ao ar livre e uma «Fonte Cibernética», com efeitos de água provocados pelos diferentes repuxos.

A primeira fase do Parque representa um investimento que atinge cerca de 10 milhões de euros (dois milhões de contos), com uma participação comunitária de aproximadamente quatro milhões e meio de euros (cerca de 880 mil contos).

Quando a segunda fase do Parque estiver concluída, a área total do recinto será mais do que o dobro da actual, limitada a nascente pelo aglomerado de Paço de Arcos, a poente pelo aglomerado de Oeiras, a sul pelo viaduto do Espargal e a norte pelas vias de ligação à Rotunda de Cacilhas (Fonte Luminosa).

O investimento total previsto é de cerca de 30 milhões de euros, cerca de seis milhões de contos. A conclusão do projecto está prevista para 2005.

Apenas o «Templo da Poesia» não irá seguir a programação normal do resto das obras e poderá levar mais tempo a ficar concluído. O projecto pretende ser «o principal ponto de encontro e reflexão do Parque» e incluirá uma biblioteca informática sobre literatura portuguesa, salas de exposições e reuniões, entre outros equipamentos.

Com cerca de 700 lugares de estacionamento em zonas circundantes ao Parque e a vigilância do espaço assegurada pela Polícia Municipal.
  
Horário:
Verão de 1 de maio a 30 de setembro das 9h às 21h
Inverno de 1 de outubro a 30 de abril das 10h às 18h

Ver Mais

Mapa

Avaliação

6.9Normal57 votos

Já esteve aqui?

Avalie de 1 (Muito Mau) a 10 (Excelente)!

Experiências para a sua viagem

Temos várias experiências para uma visita única

ver mais

Cidade Online

Escolha o Idioma