Já estiveste aqui?

Reserva Natural da Serra da Malcata

Conheces Reserva Natural da Serra da Malcata?

Qual foi a tua cara?

Reserva Natural da Serra da Malcata 7.86/10 em 35 votos

Reserva Natural da Serra da Malcata

A Reserva Natural da Serra da Malcata situa-se na região Centro do País, entre os concelhos do Sabugal e de Penamacor, onde correm diversos cursos de água, numa área com cerca de 20km2, com o ponto mais alto situado a 1075 metros de altura.

A Sede desta Reserva Natural está situada em Penamacor, tendo uma Delegação no Sabugal.

A Reserva está situada bem próxima da fronteira com Espanha, e teve como objectivo primário a protecção e conservação do lince ibérico, uma espécie em vias de extinção, que aqui encontra um abrigo natural, e é também o símbolo da Reserva.

Muitas outras espécies de Fauna aqui coabitam, como o gato-bravo, a raposa, o javali, a fuinha, ou o afamado lobo-ibérico, ou outras espécies como a cegonha-preta, também em vias de extinção, a cobra-rateira, o cágado ou o lagarto-de-água, entre tantas outras.

Em termos de Flora, esta é uma zona de matagal mediterrânico, encontrando-se azinheiros, estevas, carvalhos, freixos e salgueiros, aveleiras, cerejeiras-bravas, castanheiros e sobreiros, e mais recentemente pinheiros e eucaliptos.

A paisagem é lindíssima, propícia a caminhadas e passeios, estando provida a Reserva de itinerários próprios, existindo igualmente oportunidade para actividades como BTT ou canoagem.


Já estiveste em Reserva Natural da Serra da Malcata?


Se conheces Reserva Natural da Serra da Malcata porque não partilhas a tua experiência, fotos, locais, etc. O que visitaste? Comeste bem? Gostaste do Hotel?





Siga o Guia da Cidade no Facebook

Google+Find us on Google+