Já estiveste aqui?

Reserva Natural do Estuário do Sado

Conheces Reserva Natural do Estuário do Sado?

Qual foi a tua cara?

Reserva Natural do Estuário do Sado 7.91/10 em 11 votos

Reserva Natural do Estuário do Sado

Abrangendo a maior parte do Estuário do Sado, a Reserva Natural estende-se por uma área de 23.160 hectares, dividindo-se entre áreas estuarinas e zonas húmidas marginais.
Zona ocupada desde há cerca de 5000 anos por uma população neolítica que estabeleceu aldeias de curta duração sobre línguas de areia, então banhadas pelo Oceano Atlântico, população essa que vivia essencialmente da pesca e da recolha de marisco. A estação neolítica do "Concheiro da Barrosinha", os restos da feitoria fenícia de Abul, o complexo de salga de peixe de Tróia e os fornos do Pinheiro, ambos romanos, atestam outros passados.
Hoje em dia, na área da Reserva, a actividade humana divide-se entre a pesca artesanal, aquicultura, salicultura, recolecção de mariscos, criação de gado bovino e equino e agricultura.
O estuário do Sado é local de nidificação, repouso ou invernagem para a avifauna, e de desova, desenvolvimento e crescimento de muitas espécies de peixes, estando mesmo registadas 261 espécies de vertebrados, das quais 8 são anfíbios, 11 são répteis, 211 são aves e 31 são mamíferos. Aqui se encontram espécies como o charroco, o sargo, a raia-riscada, o linguado, a lontra-europeia, a cegonha-branca e a perna-longa. A merecer especial referência está o roaz-corvineiro, uma das espécies de golfinhos que vive junto ao litoral, mas também no mar, e que possui no estuário do Sado uma comunidade com cerca de 30 animais.
Existem igualmente inúmeras espécies de Flora nas diversas áreas da Reserva, destacando-se Giestas, Dedaleiras, Lírios, Camarinheiras, Tomilhos, Cardos Roladores, Valverdes-dos-Sapais e Bocas de Lobo, entre muitas outras, variando entre a paisagem de sapal e duna, existindo também para protecção das espécies, a Reserva Botânica das Dunas de Tróia.
Na Carrasqueira, junto à praia da Comporta, encontra-se uma cais palafítico que se estende por centenas de metros pelos esteiros lamacentos do rio Sado, uma obra-prima da arquitectura popular.
A visitar é o Moinho de Maré da Herdade da Mourisca, recentemente restaurado, que alberga um Centro de Educação de Sal e o Galeão de Sal de 1944.

Já estiveste em Reserva Natural do Estuário do Sado?


Se conheces Reserva Natural do Estuário do Sado porque não partilhas a tua experiência, fotos, locais, etc. O que visitaste? Comeste bem? Gostaste do Hotel?





Siga o Guia da Cidade no Facebook

Google+Find us on Google+