Ribeira Grande

Ribeira Grande

Informação

A bonita cidade da Ribeira Grande, sede de concelho, localiza-se na costa norte da verdejante Ilha de São Miguel, no maravilhoso Arquipélago dos Açores.
Este é o concelho mais plano de toda a Ilha de São Miguel, aqui se encontrando, não obstante, o maciço vulcânico da Serra de Água de Pau (como é bem visível nas caldeiras da Ribeira Grande), situando-se o ponto mais alto no Pico da Barrosa a 947 metros de altitude.

O povoamento de Ribeira Grande terá tido lugar em finais do século XV, muito devido à ribeira que lhe dá o nome, e auxilia à fertilidade e beleza destes terrenos. Foi já no século XX que Ribeira Grande ganha uma maior importância, tornando-se no centro económico mais importante do norte da Ilha, com novas unidades agrícolas, comerciais e também industriais.

Esta é uma região de grande legado natural e também arquitectónico, apresentando o centro urbano de Ribeira Grande uma graciosidade de grande encanto, com o seu típico casario, a sua herança gótica/manuelina e também monumentos como o bonito e típico edifício dos Paços do Concelho do século XVII, a fantástica Igreja do Espírito Santo, ou Igreja da Misericórdia ou do Senhor dos Passos, provavelmente do século XVIII, a Igreja da Estrela ou mesmo o popular Aqueduto.
Pela região encontram-se igualmente algumas notáveis casas apalaçadas e senhoriais, que atestam o poderio económico deste território, como é o caso da actual Casa da Cultura, sita no belo Solar de São Vicente.
A Reserva Natural do Vale das Lombadas demonstra a beleza única destas paragens, num profundo vale de um verde vívido, onde se situam as nascentes das muito apreciadas águas das Lombadas.

Ver Mais

Mapa

Avaliação

6.8Normal31 votos

Já esteve aqui?

Avalie de 1 (Muito Mau) a 10 (Excelente)!

Experiências para a sua viagem

Temos várias experiências para uma visita única

ver mais

Cidade Online

Escolha o Idioma