Conheces Sardoal?

Qual foi a tua cara?

Sardoal 9.63/10 em 8 votos

Sardoal

O Sardoal é uma bonita vila, sede de município, da região Centro de Portugal, situada entre a lezíria Ribatejana e a paisagem serrana da Beira, muitas vezes apelidada de “Vila Jardim”.

A vila é caracterizada pelo seu casario branco adornado de faixas coloridas e flores, fazendo lembrar a arquitectura típica da região Alentejana, vai descendo desde o topo da colina onde se situa, com bonitas ruas calcetadas com seixos retirados do rio.

As origens do Sardoal são bastantes remotas, com diversos vestígios de presença humana desde tempos muito antigos, como alguns objectos de pedra polida encontrados no alto de São Domingos, e vestígios de uma povoação antiga no Lugar de Cabeça de Mós, bem como um troço de uma calçada Romana, a Sul de Valhascos e outro próximo da Ponte de São Francisco.
Os Mouros terão conquistado o território aos Visigodos em 716, e em 1148 D. Afonso Henriques terá ocupado o Sardoal.
No Sardoal terão permanecido diversas vezes vários Monarcas, tendo nascido aqui a Infanta D. Maria, Filha de D. Duarte e de D. Leonor, sua mulher, que morreu no dia seguinte.
Sardoal foi também muito abalada com as primeira e terceira Invasões Francesas.

Sardoal tem orgulho no seu rico Património, como a Igreja Matriz do século XVI com grandes obras do pintor renascentista Mestre do Sardoal, a Igreja da Misericórdia fundada em 1509 com um bonito Portal de Nicolau de Chanterenne, ou a Igreja de São Mateus, o Concento de Santa Maria da Caridade, do século XVI, a Cadeia Velha, a Casa Grande ou dos Almeidas (século XVIII), a Capela de Nossa Senhora do Carmo, o Chafariz das Três Bicas, a casa do Adro, a Fonte Velha, os moinhos de vento ou mesmo o painel de Gil Vicente.

Muito afamadas são as Festas do Concelho que acontecem no mês de Setembro, animando as ruas com muita animação, incluindo uma importante Mostra de Artesanato de produtos regionais. Outro dos eventos importantes da vila acontece na Semana Santa, com uma imponente Procissão dos Santos Passos.

Já estiveste em Sardoal?


Se conheces Sardoal porque não partilhas a tua experiência, fotos, locais, etc. O que visitaste? Comeste bem? Gostaste do Hotel?


GPS » N 39º 32' 6.16'' ,W 8º 9' 39.05''

  • vila, concelho, vila jardim, cabeça de mos, valhascos, gil vicente



Siga o Guia da Cidade no Facebook

Google+Find us on Google+