Entrar na Cidade Online

Para poder aceder a esta zona, por favor faça login na sua conta do Guia da Cidade.

Ainda não é cidadão registado?

Clique aqui para abrir uma conta totalmente gratuita.
Guia da Cidade » Pontos de Interesse » Faro » Silves
Avaliação do Guia da Cidade

Warning: You can view this site in English. Please click here

Sé Catedral de Silves

Situada no largo da Sé da bonita freguesia de Silves, este monumento constitui mesmo o principal monumento Gótico do Algarve.

As origens do monumento são desconhecidas. Documentos afirmam que, em 1189, aquando a primeira tomada pelas tropas Cristãs aos Mouros, a Catedral foi construída sobre a antiga mesquita, no entanto não existem vestígios materiais deste facto.

O estilo arquitectónico que se tem mantido até hoje é marcadamente Gótico, com inícios no século XIII e estendendo-se por longos períodos de construção.
De facto, vários terramotos e intempéries foram deteriorando o edifício ainda inacabado, sendo em meados do século XV reformulado, num Gótico mais simplificado.
Posteriormente outros trabalhos foram levados a cabo, nomeadamente no século XVIII (na sequência do grande terramoto de 1755) e no século XX com obras de valorização e preservação patrimonial, quando foram demolidos vários anexos de outros períodos, com o objectivo de devolver o edifício à sua pureza gótica original.

A Sé apresenta uma planta em cruz latina, com uma nave com cerca de 18 metros de altura, duas naves laterais com altares de talha dourada do período Barroco.
O célebre Portal central é formado por um arco quebrado com seis arquivoltas em degraus.
Na fachada sul apresenta-se um outro Portal em estilo Barroco datado de 1781, designado por “porta do sol”.

O interior da Catedral alberga a pedra tumular do rei D. João II (que foi posteriormente transladado para o Mosteiro da Batalha), bem como diversos túmulos de bispos e de famílias nobres de Silves.




Saber mais sobre Silves?
Ver detalhes do distrito de Faro?


Sugestões de Lazer

ver mais?
  • LUÍSA SOBRAL com THE CHERRY ON MY CAKE 

    LUÍSA SOBRAL com THE CHERRY ON MY CAKE

    02 Jun 2012
    Faro
  • GLADYS 

    GLADYS

    27 Jun 2012
    Faro
  • Ivete Sangalo em Portimão 

    Ivete Sangalo em Portimão

    28 Jul 2012
    Faro


Já esteve aqui? Deixe o seu comentário!



Avaliar este Ponto de Interesse



Informação

Visitas: 14160

Blog/EmbedColoque no seu site esta galeria de fotos

Partilhar

Tags

catedraisigrejaigrejasalgarvemonumentomonumentosgoticodjoaoII

Localização

GPS » N 37º 11' 25,81'' ,W 8º 26' 17,12''

Onde Dormir

ver mais?
  • Hotel Globo  

    Hotel Globo

    Portimão
  • Algarve Sol Hoteis 

    Algarve Sol Hoteis

    Portimão
  • Aparthotel Colina do Sol  

    Aparthotel Colina do Sol

    Carvoeiro

Guia da Cidade no Facebook

Outros concelhos(Faro)

Albufeira  • Alcoutim  • Aljezur  • Castro Marim  • Faro  • Lagoa  • Lagos  • Loulé  • Monchique  • Olhão  • Portimão  • São Brás de Alportel  • Silves  • Tavira  • Vila do Bispo  • Vila Real de Santo António  • 

Tempo para Faro