Unhais da Serra

Covilhã

Informação

Unhais da Serra é uma bonita vila Serrana, pertencente ao concelho da Covilhã, situada num vale granítico de origem glaciar da grande Serra da Estrela, a cerca de 750 metros de altura.

Toda a zona circunda a esta rural vila é de enorme beleza, e por aqui corre a agradável ribeira de Unhais, resultado da confluência das ribeiras da Estrela e da Alforfa.

Unhais da Serra apresenta vestígios de ocupação humana desde tempos pré-históricos, tendo recebido o primeiro foral no reinado de D. Sancho I, em 1186.
Desde cedo que a população se dedica essencialmente da pastorícia e da agricultura, e cedo se implementou uma forte Indústria de Lanifícios, muito devido à força motriz que dos seus cursos de água se explorava com engenhos hidráulicos.

Em Unhais da Serra vale a pena conhecer Igreja de Santo Aleixo, as Capelas de Nossa Senhora de Fátima e de Nossa Senhora da Saúde, a antiga ponte de pedra, apelidada de “ponte romana”, o cruzeiro da vila e as muitas fontes presentes pela região, símbolo dos muitos cursos de água pura que por aqui abundam, como é o exemplo das Fontes do Carvalho, da Argueirinha, do Castelo, dos Burros ou do Bairro Cabeço da Ponte, entre tantas outras.

Muito afamada é a Estância Termal e Climática situada a Norte da vila, com águas com a temperatura média de 37ºC,de natureza sulfúrica sódica, indicadas para doenças dos aparelhos circulatório e respiratório, para o reumatismo e doenças de pele.


A Lenda de Unhais da Serra
Certo dia, andando à caça pela Serra da Estrela, um jovem nobre, perdeu-se no entusiasmo da caçada.
Após muito tempo perdido, chegou o cansaço e a fome que o levou até perto do local onde hoje está situada "Unhais da Serra".
Aqui encontrou um pastor que o vendo com fome, lhe deu leite do seu rebanho e foi à ribeira e com as suas grandes "unhas", apanhou uma ou mais trutas para o jovem senhor. O Nobre, ficou admirado pela facilidade com que o pastor apanhou as trutas com as "unhas", e chamou ao local "Unhas da Serra" ou "Unhais da Serra".

Ver Mais

Mapa

Avaliação

7.5Bom81 votos

Já esteve aqui?

Avalie de 1 (Muito Mau) a 10 (Excelente)!

Experiências para a sua viagem

Temos várias experiências para uma visita única

ver mais

Cidade Online

Escolha o Idioma