Valverde (Açores)

Ilha de Santa Maria - Vila do Porto

Informação

Valverde é um pitoresco lugar pertencente à freguesia e concelho de Vila do Porto, a principal vila da maravilhosa Ilha de Santa Maria, no verdejante Arquipélago dos Açores.

Este é um lugar de grande paz de espírito e beleza rural, marcado pela fertilidade dos terrenos e famoso pela Lenda da Donzela Encantada da Ilha de Santa Maria.
Diz-se que aqui, junto à rica Ribeira de Valverde, onde as mulheres lavavam as suas roupas, uma lavadeira um dia já no crepúsculo, ouviu um lamento de alguém que murmurava e chorava, pedindo socorro em voz baixa e sofrida. A lavadeira seguiu o murmúrio, avistando uma mulher muito bonita, como que a parecer um anjo, de vestes brancas. Preocupada, perguntou o que se passava com tão bela moça e tão triste murmúrio. A mulher explicou que se encontrava sob feitiço, e que só poderia aparecer naquele local de sete em sete anos, ao pôr do sol, na esperança de encontrar um jovem que a quisesse namorar, desaparecendo na bruma da noite pouco depois.
A lavadeira correu e contou na aldeia o que se passara, e o desespero de tão bela mulher. Sete anos passados, em Valverde, ao pôr do sol muitos rapazes se sentaram nas margens da Ribeira, na esperança de serem eles a quebrar o feitiço de tão bela dama. Contudo, esta nunca mais foi avistada, permanecendo em seu lugar as águas cristalinas da ribeira, as cores mágicas do pôr do sol e a lenda de uma mulher que muitos dizem ser o símbolo da própria beleza única e natural desta ilha.

Em Valverde está também situada a rica Reserva Florestal de Recreio de Valverde, ocupando uma área de cerca de 4 hectares, onde diversas espécies de flora pontuam a verdejante paisagem. A Reserva conta com diversos passeios pedestres, parque de merendas, parque infantil, sanitários e agradáveis miradouros.

Ver Mais

Mapa

Avaliação

6.5

Já esteve aqui?

Avalie de 1 (Muito Mau) a 10 (Excelente)!

Experiências para a sua viagem

Temos várias experiências para uma visita única

ver mais

Cidade Online

Escolha o Idioma