Artigo já terminou no dia 18/10/2020
October 9, 2020 to October 18, 2020

31ª edição do Festival Internacional de Marionetas do Porto (FIMP)

Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery - Matosinhos
Av. Serpa Pinto, 242Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery

Information

É já na próxima sexta-feira que sobe ao palco do Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery “Troubles”, o primeiro dos espetáculos programados para o concelho integrados na 31ª edição do Festival Internacional de Marionetas do Porto (FIMP).

Sob o tema "Limites do Humano", a edição de 2020 do FIMP decorre de 9 a 18 de outubro e conta com a participação de seis países - Holanda, Cabo Verde, Bélgica, França, Espanha e Portugal -, num total de 25 apresentações que acontecem em dez salas de espetáculo do Porto e de Matosinhos num contexto de pandemia com limitação em termos de público.

Para Matosinhos estão reservadas duas peças, uma masterclass com Agnès Limbos e um workshop de construção e manipulação de marionetas.

“Troubles”, pela Compagnie Gare Centrale (Bélgica), da consagrada Agnès Limbos apresenta-se em sessão dupla, com sessões às 21h30, na próxima sexta-feira e sábado (dias 16 e 17).

Com encenação de Sabine Durand, a peça desenrola-se em torno de um casal recém-casado (atores Agnès Limbos e Gregory Houben) e da sua atribulada noite de núpcias em Nova Iorque.

Para quem aprecia o trabalho de Agnès Limbos, saiba que esta atriz, especializada em teatro de objetos, estará novamente em Matosinhos, mas para orientar uma masterclass, no sábado, dia 17 de outubro, pelas 15h00, também no Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery.

Destinado a atores, marionetistas, performers e artistas visuais, este workshop de Agnès Limbos permitirá aos participantes conhecer o seu percurso, compreender melhor as suas práticas artísticas, as suas inquietações éticas e poéticas assim como alguns aspetos fundamentais do seu trabalho singular.

Os interessados deverão efetuar a inscrição através do email teatro.constantino.nery@cm-matosinhos.pt 

A programação prossegue no domingo, com a peça “Dom Roberto”, pela Associação Cultural Limite Zero. Com interpretação de Raul Constante Pereira, este espetáculo consiste na recolha etnográfica do teatro popular português de fantoches de luva. Representado há cerca de três séculos por companhias ou bonecreiros solitários, que percorriam o país alegrando feiras, praias e romarias, foi-se perdendo ao longo dos tempos, restando apenas na memória da infância de uma geração mais velha.

Da tradição europeia de fantoches populares, o Teatro Dom Roberto é aquele que se apresenta mais depurado de artifícios cénicos, vivendo apenas dos personagens e da ação que se desenvolve entre eles.

Também no domingo, mas às 15h30, terá lugar o workshop de construção e manipulação de marionetas “Fimpalitos”. Nesta iniciativa, os participantes poderão construir e manipular uma marioneta, recorrendo a materiais, nomeadamente madeira, proveniente de sobras de cenografias de várias estruturas de teatro.

Os interessados em participar deverão efetuar a inscrição através do email teatro.constantino.nery@cm-matosinhos.pt 

Consulte toda a programação em https://2020.fimp.pt/pt/programa#/

Programação para o Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery:

“Troubles”, pela Compagnie Gare Centrale (Bélgica)

16 e 17 de outubro

21h30

Masterclass com Agnès Limbos

17 de outubro

15h00

Inscrição obrigatória


Dom Roberto, por Limite Zero (Portugal)

18 de outubro

15h00


Fimpalitos - Workshop de construção e manipulação de marionetas

18 de outubro

15h30

Inscrição obrigatória

Published 14/10/2020

Map

Teatro Municipal de Matosinhos…
October 9, 2020 to October…

CityOnline

Escolha o Idioma