October 17, 2024 to October 27, 2024

35ª edição do Amadora BD '24

Amadora - Amadora
AmadoraAmadora
Site

Information

A 35ª edição do maior festival de banda desenhada do país já tem data marcada: de 17 a 27 de outubro, o Amadora BD ocupará o Parque da Liberdade (antigo Ski Skate Park), a Bedeteca da Amadora e a Galeria Municipal Artur Bual com 14 exposições dedicadas a alguns dos maiores ícones da banda desenhada nacional e internacional.

Mafalda, Daredevil e Naruto são alguns dos personagens já confirmados na edição 2024 do Amadora BD que acolhe também a exposição individual de Paulo J. Mendes – autor da ilustração original da 35ª edição do Festival e vencedor do prémio de Melhor Obra de BD de Autor Português nos PBDA em 2023 – com o seu premiado livro Elviro.

Este ano sob o tema ‘Humanidade’, o Festival celebra os 50 anos do 25 de abril apresentando inúmeras exposições que exaltam os valores da democracia, liberdade, justiça e igualdade. O corredor principal do Núcleo Central volta a ganhar protagonismo na edição 2024 do Amadora BD acolhendo uma exposição work-in-progress, que irá apelar à participação dos visitantes.

Reforçando o seu compromisso de ser um Festival para todos, o Amadora BD apresenta também nesta edição a sua primeira exposição sensorial e inclusiva, apresentando os conteúdos expositivos de forma acessível. Dedicada ao super-herói invisual (Daredevil), a exposição comemorativa dos 60 anos do personagem, explora os sentidos da audição e do tato, sugerindo aos visitantes uma reflexão sobre a diferença e a inclusão. 

Os concursos de banda desenhada promovidos pelo Município têm também espaço reservado no festival: o Concurso Municipal de Banda Desenhada da Amadora (dirigido à comunidade escolar e que pretende estimular a criatividade e promover as artes visuais como ferramenta pedagógica sob o tema ‘Uma reflexão sobre a “liberdade”) e o Concurso de Banda Desenhada da Amadora (dirigido a novos jovens autores e que pretende incentivar a criação artística das novas gerações na criação de banda desenhada sob o tema ‘25 de abril sempre!’). As inscrições para o Concurso Municipal estão já abertas (para mais informações, consultar o site www.cm-amadora.pt).

O Amadora BD’24 culmina com a habitual cerimónia de entrega dos Prémios de Banda Desenhada da Amadora (PBDA) que mais uma vez atribui um prémio pecuniário no valor de €5.000, à Melhor Obra de Banda Desenhada de Autor Português. À semelhança do Concurso de Banda Desenhada da Amadora, as inscrições para os PBDA serão oportunamente anunciadas.

To read

Published 05/04/2024

Map

Amadora
October 17, 2024 to October…

CityOnline

Escolha o Idioma