6 dicas para aproveitar mais as viagens com crianças

Calheta

Information

Não importa se você está fazendo isso pela primeira vez ou se já viveu a experiência no passado: viajar com os pequenos é sempre uma caixinha de surpresas. Independentemente de qual seja o destino ou a duração da viagem, crianças são uma prioridade no planejamento.

Em algumas situações, viajar com crianças é uma necessidade. Em outros, a diversão em família é o foco. Em todos os casos, você precisa estar preparado. E apesar de ser impossível prever como uma viagem com crianças correrá, existem algumas dicas que podem te ajudar!

1 – Opte pela praticidade

Na hora de viajar com crianças, a praticidade vai ser a sua melhor amiga. Isso começa desde a organização das malas até a escolha dos assentos em voos. Em todos os momentos, prefira sempre a opção mais simples e prática, mesmo que isso venha às custas de conforto.

Na verdade, o que se perde é um conforto imediato, em prol de um bem estar mais duradouro. Escolher alternativas práticas permitirá que você gaste menos tempo se preocupando com questões pequenas e possa aproveitar a viagem e a companhia dos pequenos.

2 – Faça uma boa organização

Mesmo em viagens solo, existem muitas questões a serem planejadas previamente. Aspectos como reserva de voos e hospedagem, documentação, orçamento, opções de alimentação e lazer, bagagem e uma infinidade de outras coisas precisam ser organizadas de antemão.

No caso das viagens com crianças, a organização precisará ser redobrada. Tudo o que você planejar deverá considerar também a presença deles. Uma dica importante para não se perder é ter uma checklist, seja ela feita de papel e caneta ou eletronicamente.

3 – Considere atividades para toda a família

Não é necessário dizer que nem toda atividade é adequada para crianças, certo? Embora seja possível planejar uma viagem com eles e reservar momentos exclusivos para os adultos, é muito importante que a agenda considere a presença de todos da família.

A fim de tirar mais proveito disso, se for para Lisboa, por exemplo, pode ser interessante pesquisar atividades em família disponíveis na cidade. O mesmo vale para outros destinos. Atividades culturais, gastronômicas e ao ar livre costumam ser boas opções para todas as idades.

4 – Abrace os imprevistos

Nenhuma viagem é perfeita, mesmo aquelas exclusivas para adultos e minuciosamente planejadas. Imprevistos acontecem o tempo inteiro, na maioria das vezes por questões que não dependem de você. Aceitar essa realidade nos permite abraçar tudo o que dá errado.

Pensando nisso, a sua atitude deve ser paciente e flexível, especialmente se as crianças forem a causa dos imprevistos. Você não é capaz de controlar algumas situações, mas pode decidir como reage a elas. Optar pela calma tornará a experiência muito mais agradável.

5 – Esteja preparado para resolver problemas

Considerando o item anterior, você também precisará estar preparado para resolver os problemas decorrentes dos imprevistos. Uma dica interessante são os seguros de viagem, alguns dos quais oferecem assistência e podem poupar estresses associados com gastos monetários 

Se possível, peça ajuda para resolver os problemas. Um fardo pesado se torna mais leve se carregado em conjunto, então não hesite em recorrer a ajuda de outros familiares e amigos que estejam presentes. A ideia é que todos consigam aproveitar a viagem juntos!

6 – Explique previamente sobre a viagem

Dependendo da idade da sua criança, viagens podem ser assustadoras. O pequeno estará longe de qualquer referencial, o que torna a situação especialmente estressante para ele. O seu objetivo, nesse caso, deve ser reduzir os medos e as ansiedades.

Converse com a sua criança e explique como as coisas acontecerão. Se ele souber o que esperar, as chances são grandes de que conseguirá aproveitar melhor todas as atividades. Como consequência, você também terá uma viagem muito mais proveitosa.

Apesar de toda a preparação, é válido notar que os melhores momentos de uma viagem (especialmente com crianças) são aqueles que não estavam previstos. Acima de qualquer checklist, é a companhia de quem você ama que torna uma experiência inesquecível!


To read

Posted by 19/10/2022 photo-by-brian-gordillo-on-unsplash

CityOnline

Escolha o Idioma