Artigo já terminou no dia 26/03/2023
February 19, 2023 to March 26, 2023

A Arte Chegou ao Colombo em exposição no Centro Cultural de Cascais

Centro Cultural de Cascais - Cascais
Av. Rei Humberto II de Itália 16, 2750-642 CascaisCentro Cultural de Cascais

Information

As obras dos dez finalistas da segunda edição do Prémio A Arte Chegou ao Colombo, que este ano teve como tema as alterações climáticas e a sustentabilidade, vão estar em exposição no Centro Cultural de Cascais de 19 de fevereiro a 26 de março, no âmbito da programação do Bairro dos Museus.  

O prémio, no valor de 10 mil euros, é promovido pelo Centro Colombo e co-organizado pela State of the Art (SOTA), com o apoio da Fundação D. Luís I e da Câmara Municipal de Cascais. 

As obras selecionadas incluem diferentes expressões artísticas, da escultura ao desenho. Os artistas finalistas Pedro Serafim, Fábio Colaço, Catarina Gentil, Joana Pitta e Tito Chambino apresentam esculturas; Ana Ferreira e Luísa Amaral criaram a sua arte a partir do desenho e Duarte Perry, Nicoleta Sandulescu e Margarida Alves inscreveram-se com vídeo loop, fotografia e uma instalação, respetivamente.   

As candidaturas foram avaliadas pelo júri constituído pelos representantes da Fundação Arpad-Szenes Vieira da Silva, da Fundação D. Luís I, do Museu Coleção Berardo, do Museu Nacional de Arte Antiga e do Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado, que selecionou os 10 finalistas tendo em consideração a interpretação da temática, conjugada com critérios de originalidade, criatividade, técnica, entre outros. 

Durante a exposição das obras finalistas no Centro Cultural de Cascais, decorrerá em simultâneo uma votação no site do Colombo até dia 20 de março. A escolha do público terá um peso de 40% no resultado final, enquanto o voto do júri significará 60% no apuramento do vencedor, que será revelado no dia 27 de março. O regulamento completo está disponível online. 

Salvato Teles de Menezes, presidente da Fundação D. Luís I, considera que “esta é uma iniciativa que dá oportunidade a artistas emergentes de mostrarem o seu talento. Na Fundação D. Luís I promovemos o trabalho de novos artistas a par de nomes maiores da arte nacional e internacional, pelo que é com satisfação que recebemos no Centro Cultural de Cascais os trabalhos de Pedro Serafim, Fábio Colaço, Catarina Gentil, Joana Pitta, Tito Chambino, Ana Ferreira, Luísa Amaral, Duarte Perry, Nicoleta Sandulescu e Margarida Alves.” 

Paulo Gomes, diretor do Centro Colombo, refere que “é uma vez mais um enorme orgulho ver que a ‘A Arte Chegou ao Colombo’, um projeto pioneiro com mais de uma década, continua a servir de palco para que artistas emergentes em Portugal possam dar a conhecer o seu trabalho. Recebemos mais de 270 candidaturas, o que só vem reforçar que a aposta do Centro no apoio à Cultura não podia fazer mais sentido”. 

A exposição será também dinamizada pelo ENVOLVE-TE - Programa do Serviço Cultural e Educativo junto de escolas, instituições, famílias e público em geral através de visitas orientadas, entre outras atividades, que privilegiam o diálogo e a partilha de experiências, promovendo o encontro entre públicos, artistas e mediadores culturais, com vista a envolver e a transformar questões no âmbito da educação, da cultura e da arte contemporânea.  

Dedicada ao tema das alterações climáticas e da sustentabilidade, a segunda edição do Prémio A Arte Chegou ao Colombo conta com a parceria da Fundação D. Luís I, da Câmara Municipal de Cascais, da Get2C e da JCDecaux, e tem como embaixadoras Luísa Schmidt, socióloga e investigadora principal com habilitação do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, e Cristina Ataíde, artista plástica premiada com várias obras em coleções públicas e privadas nacionais e internacionais.  


O júri do Prémio é composto por:  

Emília Ferreira — Diretora do Museu Nacional de Arte Contemporânea  

Joaquim Oliveira Caetano — Diretor do Museu Nacional de Arte Antiga  

Mariana Bairrão Ruivo — Diretora e Curadora da Fundação Arpad-Szenes Vieira da Silva 

Rita Lougares — Diretora Artística da Fundação de Arte Moderna e Contemporânea – Museu Coleção Berardo 

Salvato Teles de Menezes — Presidente do Conselho Diretivo e Administrador-Delegado da Fundação D. Luís I  


To read

Published 17/02/2023

Map

Centro Cultural de Cascais
February 19, 2023 to March…

CityOnline

Escolha o Idioma