April 1, 2021 to April 25, 2021

Abril em Lisboa

Lisboa
Lisboa

Information

É ao som de fados revolucionários e canções de intervenção que Lisboa assinala a revolução dos cravos a 24 de abril, com o concerto Nostalgia e Utopia de Manuel João Vieira. Um espetáculo inédito com vários músicos convidados que nos transporta numa viagem musical emotiva, e que será transmitido em streaming nas redes sociais da CML e da EGEAC, às 21h30, a partir do Capitólio.

No Museu de Lisboa - Palácio Pimenta, instalamos a comunidade de leitura Ecotemporâneos com duas sessões, dois sábados (a partir das 15h30) e dois convidados especiais: no dia 10, o ativista e dirigente do SOS Racismo Mamadou Ba e no dia 17 a atriz Beatriz Batarda. Em parceria com a bienal BoCA, damos assim continuidade a este projeto de ligação entre a literatura e os espaços verdes com interpretação em Língua Gestual Portuguesa e transmissão nas redes sociais da EGEAC, a partir do jardim do museu.

Ao longo do programa, e durante três fins de semana, o geógrafo Aquilino Machado guia-nos num itinerário digital para conhecer “Os cinemas e outros lugares de encontro na Avenida Almirante Reis: uma memória emocional de resistência ao Estado Novo”. Um percurso sobre a vida cultural e boémia de uma das principais vias da cidade, que extravasava o regime ditatorial do país, para acompanhar aos sábados, domingos e também dias 12 (segunda) e 13 (terça), sempre às 17h. Meia hora mais tarde, todos os sábados, haverá ainda tertúlias online com convidados de diversas áreas.

Durante cinco dia, entre 16 e 21 de abril, apresentamos em estreia online, a partir das 19h, Amores na Clandestinidade. Uma peça de teatro documental, da autoria de André Amálio e Tereza Havlí?ková que explora as relações afetivas e familiares na luta antifascista, concebida especialmente para o Museu do Aljube - Resistência e Liberdade. Neste museu, evocamos também o 25 de abril com a exposição "8998 Pomar" que nos mostra uma seleção de desenhos, gravuras e pinturas do pintor Júlio Pomar, num feliz encontro com o Atelier-Museu Júlio Pomar (a partir de dia 8 e até final de junho); uma conversa com Margarida Tengarrinha em torno do seu livro "Memórias de uma Falsificadora" (dia 22) e uma peça de teatro baseada na mesma obra (dias 26, 26, 28 e 30); um peddy paper "Pelos Caminhos da Liberdade" (dia 24); uma visita orientada à exposição permanente do museu (dias 24 e 25) e um concerto intimista com o músico Rogério Charraz e o compositor João Monge a partir do álbum “Cantigas do Maio” de Zeca Afonso (dia 25). Lançamos ainda um desafio coletivo: colar à janela o cartaz “CORAGEM HOJE, ABRAÇOS AMANHÔ, disponível no site do museu, transformando assim esta frase numa mensagem global de esperança num futuro melhor.

Destaque ainda para a peça Elas também estiveram lá, uma criação do Teatro do Vestido encenada por Joana Craveiro, que depois do sucesso em 2018 voltamos a apresentar numa re-leitura do espectáculo criado originalmente para Sala da Rank Filmes do Cinema São Jorge, agora transformado num objecto-fílmico. Um trabalho que retrata acontecimentos, memórias e histórias de vida de um conjunto de mulheres presentes, mas ignoradas, no período pré e pós-revolucionário e que estará disponível também online entre os dias 15 e 22, entre as 21h30 e as 00h30.

O pensamento tem igualmente lugar cativo neste programa. Durante quatro dias (de 22 a 25) o Festival Política debruça-se sobre a temática das fronteiras, voltando a ocupar o Cinema São Jorge, em segurança, com propostas estimulantes para uma reflexão crítica e artística sobre questões sociais transversais numa programação presencial e online.

O programa Abril em Lisboa é de entrada e acesso gratuito.

Mais informações em culturanarua.pt 

To read

Published 31/03/2021

Map


April 1, 2021 to April 25,…

CityOnline

Escolha o Idioma