Algarve vai ter Centro Oncológico Inovador

Faro, Loulé - Loulé
Faro, LouléFaro, Loulé

Information

Nasceu hoje uma nova esperança para os doentes que anualmente são diagnosticados com cancro no Sul do país, muitas vezes obrigados a percorrer centenas de quilómetros para ter acesso a um tratamento ou a um “simples” diagnóstico. Vai ser construído no Parque das Cidades o Centro Oncológico de Referência do Sul, num terreno cedido pelos Municípios de Loulé e de Faro, ao abrigo do protocolo celebrado com o CHUA – Centro Hospitalar Universitário do Algarve.

Será uma mais-valia para os cuidados de saúde já que permitirá concentrar num único edifício todo o processo, desde a fase de diagnóstico, passando pela definição de terapêutica, até ao tratamento e seguimento dos doentes nas suas diversas valências clínicas. 

O edifício, que irá localizar-se nas imediações do futuro Hospital Central do Algarve, com o propósito de poder vir a fazer a ligação entre as duas unidades de saúde, concentrará toda a capacidade de diagnóstico, com especialidades como a medicina nuclear, anatomia patológica, cardiologia ou patologia clínica, dentro da mesma instituição. Por outro lado, em termos de tratamento, integrará, entre outros, equipamentos de radioterapia, medicina hiperbárica, ressonância ou um bloco operatório com capacidade para fazer radioterapia intraoperatória

A investigação será outro dos elementos diferenciadores e que poderá ser motivo para atrair e fixar mais profissionais na região até porque “as equipas serão maiores”. O edifício contará com uma área exclusiva para laboratórios para investigação, os projetos serão apresentados e serão convidadas equipas de investigadores, nacionais ou estrangeiras, para se juntarem ao Centro.

O Centro terá capacidade para receber entre 2 a 3 mil novos doentes por ano, não só da região do Algarve, mas também do Alentejo e mesmo espanhóis da zona raiana que tenham necessidade destes serviços.

A construção e equipamento significarão um investimento de 14 milhões de euros. O presidente da CCDR Algarve garantiu a elegibilidade do projeto, no âmbito do PO Algarve, e a tipologia do investimento no sentido de serem mobilizados 9 milhões de euros para o projeto. A restante verba ficará a cargo do próprio CHUA.

To read

Published 14/04/2023

Map

Faro, Loulé

CityOnline

Escolha o Idioma