November 7, 2020 to December 30, 2020

Calçada portuguesa em exposição

Setúbal, Museu do Trabalho Michel Giacometti - Setúbal
Largo Defensores da RepúblicaSetúbal, Museu do Trabalho Michel Giacometti

Information

A calçada portuguesa, os calceteiros da cidade e o projeto “Veja Lá Bem Onde Põe os Pés” são os protagonistas de uma exposição fotográfica e documental a inaugurar na tarde de dia 7 no Museu do Trabalho Michel Giacometti.

A exposição “Da Calçada para o Museu”, a inaugurar às 16h00, partilha diferentes olhares fotográficos sobre uma das artes que os portugueses espalharam pelo mundo e um dos maiores cartões de visita do país, focando-se sobretudo na dispersão da calçada por Setúbal e do quotidiano dos que nela trabalham.

Resultando de uma recolha de fotografias e de testemunhos e memórias dos quotidianos da profissão de calceteiro, feita pela Câmara Municipal de Setúbal e por um conjunto de fotógrafos, a mostra divide-se em dois grandes núcleos, que se interligam entre si pela temática.

“Fotografias de Calçadas de Setúbal | Testemunhos e Memórias” apresenta uma seleção de perto de quarenta imagens com pormenores da calçada portuguesa em Setúbal, nomeadamente o brasão do município, figuras geométricas e ondas, registadas pela lente do fotógrafo Pedro Soares.

Neste núcleo podem ver-se também alguns instrumentos de trabalho da profissão de calceteiro, entre os quais picaretas e alavancas, assim como testemunhos e memórias dos quotidianos da profissão de calceteiro e serventes.

“Fotografias de Calçadas de Setúbal | Testemunhos e Memórias”, num trabalho feito pela equipa do Museu do Trabalho Michel Giacometti, inclui entrevistas de Júlio Rosário, Francisco Pires e António Lopes, os únicos calceteiros no ativo em Setúbal, enquanto trabalhadores do município, e dos serventes João Amoroso Ribeiro, Jaime Ferreira e Sandro Gonçalves.

Um poema dedicado à profissão de calceteiro, da autoria de Cesário Verde, também pode ser visto neste espaço expositivo.

Ana Lúcia Rodrigues, Ana Rita Santos, David Pereira, Lucinda Fernandes, Mónica Souza, Rui Lima e Teresa Barreto são nomes de outros fotógrafos que contribuíram para a elaboração de “Da Calçada para o Museu”.

No segundo núcleo, instalado na mesma sala da exposição, é possível encontrar “Veja Lá Bem Onde Põe os Pés”, o projeto original e inédito criado por Olinda Lima com o objetivo de devolver à calçada setubalense as pedras soltas, com um novo brilho, ilustradas com temas alusivos à cidade e à sua história, desde Bocage a Luísa Todi e ao Sado, sem esquecer a Arrábida e o Vitória.

“Da Calçada para o Museu” pode ser visitada entre 7 de novembro e 30 de dezembro, de terça a sexta-feira das 09h30 às 18h00 e aos sábados e domingos entre as 14h00 e as 18h00. A entrada é gratuita.

To read

Published 30/10/2020

Map

Setúbal, Museu do Trabalho…
November 7, 2020 to December…

CityOnline

Escolha o Idioma