January 18, 2023 to September 16, 2023

Câmara Municipal de Lisboa celebra os 850 anos da chegada das relíquias de São Vicente a Lisboa

Lisboa - Lisboa
LisboaLisboa

Information

A Câmara Municipal de Lisboa celebra, em conjunto com várias Instituições, os 850 anos da chegada das relíquias de São Vicente à cidade de Lisboa com uma programação cultural diversificada de itinerários, exposições, conversas, conferências, lançamento de livros, entre outros eventos pensados para todos.

O arranque destas celebrações tem início no dia 18 de janeiro, pelas 18h00, com uma visita temática “Um Santo, Muitas Relíquias” do ciclo O Museu e a Cidade organizada pelo Museu de Lisboa da EGEAC, e que propõe uma visita temática aos vários locais onde repousam as diversas relíquias de São Vicente.

No dia 22 de janeiro, dia de São Vicente, o padroeiro principal do Patriarcado de Lisboa, estão ainda agendadas pelo Museu de Lisboa iniciativas que incluem um percurso dedicado à Cidade de São Vicente, com partida do Terreiro do Paço e chegada ao antigo Mosteiro de São Vicente de Fora e uma atividade para famílias, intitulada São Vicente e os Corvos que terá lugar à tarde no Palácio Pimenta. Neste mesmo dia está ainda prevista a celebração de uma Missa da Solenidade do Dia de São Vicente pelo Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente na Sé Patriarcal de Lisboa.

A 15 de setembro, data que marca a chegada das relíquias de São Vicente a Lisboa, tendo sido depositadas na Igreja de Santa Justa e transladadas no dia 16 de setembro para a Capela-Mor da Sé, comemoram-se 850 anos e estão calendarizadas uma série de ações como a conferência, o concerto e a exposição do original do livro “Carmesim” ou “Livro dos Regimentos dos Vereadores e Oficias da Câmara”, entre outras. 

Ao contrário do que muitos pensam, o padroeiro de Lisboa não é Santo António, mas São Vicente. Conheça a história do mártir AQUI

To read

Published 17/01/2023

Map

Lisboa
January 18, 2023 to September…

CityOnline

Escolha o Idioma