Cerca de 700 árvores plantadas em cinco escolas do concelho
Information
Há novas árvores nas escolas do concelho. Plantadas por alunos, professores, assistentes operacionais, monitores, voluntários da Brigada do Mar e Mundo Novo, e trabalhadores da Câmara Municipal de Almada, as 681 árvores tornaram mais verdes as seguintes escolas:
· Escola Básica Elias Garcia
· Escola Básica Santa Maria
· Escola Básica Cataventos da Paz
· Escola Básica n.º 1 da Trafaria
· Escola Secundária Fernão Mendes Pinto
Também na Escola Secundária Prof. Ruy Luís Gomes, na Escola Secundária Cacilhas-Tejo e na Escola Básica Vila Nova da Caparica serão plantadas árvores durante o mês de maio.
Com o mote Plantar já… educando pelo caminho o projeto #MãosàObra está estruturado em três eixos essenciais- Ações de plantação em recintos escolares
- Programa Ações+LES, um conjunto de ações de capacitação, para docente e não docentes, orientado para o desenvolvimento da literacia ecológica e social
- Website dedicado, que funcionará como ecossistema virtual e lugar de encontro desta comunidade de aprendizagem.
O projeto de educação-ação #MãosàObra desenvolve-se a partir do Sextas-feiras pelo Futuro…Mãos à Obra, lançado pela Câmara Municipal de Almada a 29 de novembro de 2019 (dia da 4.ª Greve Climática Global), e tem como objetivo promover a literacia ecológica e social de alunos e professores e a melhoria dos ecossistemas do concelho, adaptando-se às condicionantes impostas pela pandemia da Covid-19.
Até junho de 2021, toda a comunidade escolar estará envolvida em diversas ações experimentais, afirmando o concelho de Almada como um laboratório vivo de literacia ecológica e social.
Esta etapa culminará em setembro/outubro de 2021 com o Seminário #JuntosPeloFuturo#MãosàObra, uma proposta para se pensar a Educ-Ação ecológica e social de forma integrada e cada vez mais participada... porque o nosso futuro na Terra é uma responsabilidade de todos.
A comunidade educativa do concelho de Almada surge assim como um EcoLab. Todos juntos num caminho de eco mudanças, em que cada um à sua medida e à sua maneira, (e)co-desenvolve ferramentas e recursos para uma educação mais inclusiva e sustentável.