Artigo já terminou no dia 03/07/2022
July 1, 2022 to July 3, 2022

Colete Encarnado: 90 anos, 90 dias, 90 horas

Vila Franca de Xira - Vila Franca de Xira
2600 Vila Franca de XiraVila Franca de Xira
Site

Information

Ao longo de três meses, Vila Franca de Xira receberá Noites de Tertúlia, colóquios, visitas, exposições, filmes, demonstrações de toureio e da arte de pegar, animação musical e iniciativas destinadas a crianças e familiares.

Toda a oferta cultural resulta de uma parceria da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira com a Junta de Freguesia de Vila Franca de Xira, as Tertúlias do Concelho, o Clube Taurino, o Clube Vilafranquense, o Grupo de Forcados Amadores de Vila Franca de Xira, a Santa Casa da Misericórdia de Vila Franca de Xira, o Ateneu Artístico Vilafranquense, a Escola de Toureio José Falcão, a Tauroleve, a Paróquia de Vila Franca de Xira, a Comissão de Festas do Sr. Jesus da Boa Morte, a Sevilhanas.Com  e a Associação Humanitária dos Bombeiros de Vila Franca de Xira.

A Semana da Cultura Tauromáquica, de 2 a 10 de abril, será o mote destes 90 dias.

O Colete Encarnado 2022 contemplará especialmente mais um dia na sua programação.  Aos três tradicionais dias do evento é introduzida a quinta-feira, 30 de junho, para proporcionar aos locais e visitantes 90 horas de diversos momentos festivos.

Para eternizar este aniversário, a espera de toiros do dia 3 de julho incluirá uma Passagem de Toiros e Campinos pela Ponte Marechal Carmona, naquela que será a reconstituição de um momento único na história do Colete Encarnado.

Nesta Festa, que se orgulha de ser uma das maiores e mais emblemáticas do Ribatejo, as esperas, largadas, corridas de toiros, espetáculos musicais e a hospitalidade das Tertúlias atraem milhares de pessoas para as ruas de Vila Franca de Xira.

A homenagem ao Campino, principal figura do evento, decorre na tarde de sábado, 2 de julho, e pretende valorizar o papel deste trabalhador do campo e a sua importância nas tradições e cultura tauromáquica vila-franquense. Este é o ponto mais alto das Festas do Colete Encarnado, que reúne campinos e população no Largo da Câmara Municipal.

Nesta edição, o Campino nomeado para esta homenagem é Joaquim Rodrigues da Silva Salvaterra, ao qual será entregue o pampilho de honra, um tributo póstumo a José Carlos Semeador.

Este ano, a animação musical tem como principais destaques Quim Barreiros, António Zambujo, Carminho, Expensive Soul e os Lucky Duckies, que atuarão no Palco da Avenida Pedro Victor.

As Festas do Colete Encarnado são o maior evento cultural e turístico promovido pela Câmara Municipal de Vila Franca de Xira e exaltam a ligação do campo à cidade e a identidade vila-franquense. Em 2020 conquistou o Galardão “7 Maravilhas da Cultura Popular”.

To read

Published 29/03/2022

Map

Vila Franca de Xira
July 1, 2022 to July 3, 2022

CityOnline

Escolha o Idioma