Convento dos Capuchos disponibiliza hortas biológicas

Convento dos Capuchos - Sintra
Serra de SintraConvento dos Capuchos

Information

A Parques de Sintra lança um projeto inédito para a criação de hortas biológicas no Convento dos Capuchos, nos mesmos espaços que foram utilizados pelos frades franciscanos que habitaram o Convento. As candidaturas para o cultivo dos terrenos estão abertas até dia 15 de fevereiro 2023.

O projeto visa, por um lado, resgatar a tradição iniciada no século XVI pelos frades franciscanos, que cultivavam aquelas terras para obter alimentos e remédios naturais. Por outro lado, ao dar à população local a possibilidade de ter uma horta biológica no Convento, beneficiando no seu quotidiano do melhor que a Serra de Sintra tem para oferecer, pretende-se fomentar junto das novas gerações o sentimento de pertença ao lugar que, ao longo dos séculos, manteve sempre uma ligação profunda à comunidade. 

A iniciativa está enquadrada nos objetivos de sustentabilidade que norteiam a estratégia da Parques de Sintra e tem, igualmente, uma vertente de sensibilização ambiental, em linha com a missão da empresa. Promove o modo de produção biológico, a produção integrada e a recriação do uso de práticas agrícolas tradicionais.

Numa primeira fase, estarão a concurso 4 talhões, sendo que o número será posteriormente alargado a um total de 25 parcelas para cultivo. As candidaturas decorrem até 15 de fevereiro e devem ser enviadas por e-mail. Podem candidatar-se pessoas que sejam maiores de idade, residentes no município de Sintra.

Mais informações AQUI.

To read

Published 17/01/2023

Map

Convento dos Capuchos

CityOnline

Escolha o Idioma