Entretenimento e lazer: cada vez mais digital

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Na era digital, o mundo do entretenimento sofreu uma transformação sem precedentes. Da música ao cinema, passando pelo teatro, todas as formas de arte e entretenimento foram influenciadas pelos avanços tecnológicos.

Esta revolução digital alterou como nos deparamos com estes conteúdos, mas também como são criados e distribuídos.

Neste artigo, exploramos como a digitalização moldou o panorama do entretenimento e o que isso significa para o futuro da indústria.

Música: a transformação das melodias

Um dos primeiros setores a sentir o impacto da digitalização foi a indústria musical. Com a tecnologia, a forma como ouvimos música mudou radicalmente.

Primeiro, a música passou para os computadores. Após isso, apareceram dispositivos como os MP3 ou iPod, que permitiam “músicas em movimento”. Como se isto não bastasse, começaram a surgir plataformas de músicas dedicadas.

Ainda assim, o setor musical soube-se adaptar aos novos tempos e tirar partido desta nova vida digital. Surgiram serviços de streaming como o Spotify, o Apple Music ou o Tidal, que ofereceram acesso a milhões de músicas.

Este modelo não só transformou a indústria musical, como também permitiu a artistas independentes chegassem a um público global sem a necessidade de um contrato discográfico.

Além disso, a análise de dados fornecida por estas plataformas permite aos intérpretes e às editoras compreender melhor os gostos e as preferências dos ouvintes, ajustando as suas estratégias de marketing em conformidade.

Cinema e séries: do filme ao streaming

O cinema também sofreu uma metamorfose digital. O aparecimento de plataformas de streaming como a Netflix, o Amazon Prime Video e o Disney+ alterou a forma como consumimos filmes e séries.

Já não é necessário ir ao cinema ou esperar que um filme saia em DVD, agora, podemos aceder a uma vasta biblioteca de conteúdos a partir do conforto das nossas casas.

Esta transição não foi isenta de desafios. A concorrência pela atenção dos espetadores é feroz e as plataformas têm de investir enormes somas na produção de conteúdos originais para se manterem relevantes.

Séries como “Stranger Things” e “The Mandalorian” provaram que os conteúdos exclusivos podem atrair milhões de subscritores, tornando-se fenómenos culturais globais.

Casino: uma transição a todos os níveis

Uma das mais antigas indústrias do entretenimento mundial, inclusive com inúmeros espaços em Portugal, ganhou o seu espaço no digital, fazendo uma transição plena de todas as suas modalidades.

Algo que impulsionou esta mesma mudança, foi também o aparecimento de nichos específicos para a indústria como o iGaming, que trouxe consigo plataformas especializadas em jogo online.

As primeiras plataformas a potenciar o setor foram as de poker, que agora têm espaços dedicados, com programações e algoritmos específicos, como o gerador de números aleatórios (RNG), para tornar as partidas justas e transparentes.

Atualmente, estas plataformas são uma extensão do desporto que é o poker, permitindo aos utilizadores, inclusive, participar em torneios profissionais online.



Teatro e artes do espetáculo: inovação num palco digital

O teatro e as artes do espetáculo têm sido tradicionalmente menos acessíveis à digitalização devido à sua natureza ao vivo e presencial.

No entanto, nos últimos anos houve uma mudança de paradigma que obrigou a indústria a adaptar-se rapidamente. Muitas companhias de teatro começaram a oferecer transmissões em direto das suas produções, permitindo aos espetadores assistir às peças a partir das suas casas.

Alguns teatros experimentaram a realidade virtual (RV) e a realidade aumentada (RA) para criar experiências mais imersivas.

Estas tecnologias permitem que o público sinta que está presente no palco ou interaja com as personagens de formas inovadoras.

Embora estas experiências ainda se encontrem numa fase inicial, representam uma possibilidade interessante para o futuro do teatro e das artes do espetáculo. Até lá, as salas de espetáculo continuam a encher!

O futuro do entretenimento digital

Com o avanço contínuo da inteligência artificial (IA), da realidade virtual (RV) e da realidade aumentada (RA), o futuro promete ser ainda mais inovador e emocionante.

A IA já é utilizada para personalizar as recomendações de conteúdos em plataformas de streaming, enquanto a RV e a RA começam a oferecer experiências de entretenimento totalmente novas, desde concertos virtuais a jogos imersivos.

O metaverso, um conceito que se refere a um universo virtual totalmente interligado, é outro desenvolvimento que poderá revolucionar o entretenimento digital. Empresas como o Facebook (agora Meta) investem recursos na criação destas plataformas virtuais, onde os utilizadores podem socializar, trabalhar e jogar num ambiente digital partilhado.

Em resumo, a digitalização transformou profundamente o mundo do entretenimento, oferecendo novas formas de criar, distribuir e consumir conteúdos. À medida que a tecnologia continua a avançar, é expetável que estas tendências se aprofundem, empurrando a indústria do entretenimento para novas e excitantes fronteiras.

Published 03/06/2024

CityOnline

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