Artigo já terminou no dia 03/06/2018
March 22, 2018 to June 3, 2018

ESPÍRITO MANUAL exposição de Dayana Lucas

Porto, Fundação de Serralves - Galeria Contemporânea - Porto
Av. do Mal. Gomes da Costa, 349Porto, Fundação de Serralves - Galeria Contemporânea

Information

Dayana Lucas (Caracas, 1987), formada em design pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, começou por estabelecer uma estreita ligação às artes visuais através do design gráfico de catálogos de exposições e de projetos editoriais concebidos em colaboração com artistas e curadores. Em 2010, Lucas fundou com um grupo de artistas e designers a Oficina Arara, um laboratório de artes gráficas localizado no Porto. Equipada com impressoras de serigrafia, a Arara revitalizou a edição de autor, funcionando como uma arena para experiências artísticas experimentais e transdisciplinares. Numa tentativa de recuperar a dimensão do "feito à mão”, este laboratório tem produzido livros, revistas, cartazes e capas de discos, sempre mecanicamente e em tiragens muito limitadas. Ao mesmo tempo, a Arara é conhecida pela organização de oficinas, encontros, exposições e "festas comissariadas” com apresentações musicais e performativas que reúnem periodicamente grande parte da comunidade artística do Porto.   

Nos últimos anos, Lucas, que se tem dedicado à prática regular do desenho – este seu exercício diário é simultaneamente minimalista (vive de simples traços que no seu conjunto compõem uma espécie de alfabeto ilegível) e excessivo, compulsivo –, apresentou projetos relacionados com este meio artístico (numa sua progressiva materialização) em diversas exposições, mas esta será a sua primeira exposição individual numa instituição museológica.

Para a Galeria Contemporânea de Serralves, Dayana Lucas propõe fazer o desenho sair do papel, ganhar corpo. Através de esculturas que o materializam, a artista faz o desenho interagir com o espaço e com a perceção dos visitantes, tirando partido da sua deslocação no espaço para a criação de movimento. A exposição inclui ainda um vídeo feito em colaboração com Mónica Baptista, e som de Jonathan Uliel Saldanha.

Exposição organizada pelo Museu de Arte Contemporânea de Serralves e comissariada por Ricardo Nicolau, adjunto do diretor do Museu.

Experiências inesquecíveis

Published 17/03/2018

Map

Experiences for your trip

We have several experiences for a unique visit

more
Porto, Fundação de Serralves…
March 22, 2018 to June 3,…

CityOnline

Escolha o Idioma