Artigo já terminou no dia 23/11/2019
October 4, 2019 to November 23, 2019

Exposição Antológica do pintor Lima de Freitas

Oeiras, Livraria-Galeria Municipal Verney - Oeiras
R. Cândido dos Reis, 90Oeiras, Livraria-Galeria Municipal Verney

Information

“Dos Símbolos à Eternidade dos Arquétipos”

A Livraria-Galeria Municipal Verney, em parceria com a Nova Acrópole Oeiras-Cascais, apresenta uma Exposição Antológica de Lima de Freitas, figura de destaque da cultura em Portugal e na Europa do século XX, cujas obras pictóricas e ensaísticas mantêm uma atualidade cada vez mais vibrante.

Lima de Freitas (1927-1998) foi um verdadeiro filósofo-artista que questionou os porquês e as causas da existência, do mundo, do cosmos, da dimensão interna do homem e da humanidade.

Esta Exposição inclui obras das várias fases do pintor, com destaque para as últimas onde os temas míticos e as paisagens visionárias estão representados de forma sublime.

O mito de Pedro e Inês, o símbolo da androginia, as 7 partidas do infante D. Pedro, o Paracleto, o Graal e o Preste João, o Jardim das Hespérides, encontram-se magnificamente representados; em simultâneo, mostra-se pela primeira vez ao público, todo o conjunto dos cartões dos 14 painéis de azulejos realizados para a Estação dos Caminhos de Ferro do Rossio.

Haverá ainda espaço para uma mostra inédita de desenhos e pinturas no âmbito da geometria sagrada e demanda pitagórica realizada por Lima de Freitas na esteira de Almada Negreiros, em que sobressaem os estudos dedicados à Vesica Piscis, à Pedra Filosofal e ao Ponto da Bauhütte.”

De 4 de outubro a 23 de novembro  | terça a sexta, das 11h às 18h - sábados das 12h às 18h.

Encerra ao domingo, às segundas e feriados. Encerra a 1 de novembro.


 

Published 01/10/2019

Map

Experiences for your trip

We have several experiences for a unique visit

more
Oeiras, Livraria-Galeria…
October 4, 2019 to November…

CityOnline

Escolha o Idioma