October 18, 2019 to October 27, 2019

Feira das Mercês - Feira Saloia

Sintra, Rinchoa - Sintra
RinchoaSintra, Rinchoa

Information

A feira saloia das Mercês realiza-se nos dias 18, 19, 20 e nos dias 25, 26 e 27 de outubro 2019 na Rinchoa, no recinto da Feira das Mercês. 

Tradicionalmente, a população, não só da região saloia como também de Lisboa, vinha a esta feira comprar os bens necessários para as suas habitações e participar na festa religiosa de Nossa Srª. das Mercês, que continua a ser um dos pretextos desta edição.

A gastronomia esteve desde sempre associada a esta feira - aqui era provada a primeira água-pé do ano, comia-se a pera parda cozida após uma refeição de Carne às Mercês ou de Leitão de Negrais. Todas estas iguarias se poderão provar na feira.

Para que não se perca a tradição, a feira contará com animação constante protagonizada por personagens típicos da região saloia e assíduos nesta feira. Eles bailam, jogam às cartas e ao dominó numa e noutra tasca da feira, não perdendo oportunidade que surja para namoriscar uma moçoila no Muro do Derrete – classificado como imóvel de interesse municipal desde 2007, persiste enquanto testemunho da importância social que esta feira sempre teve como local de encontro das populações.

A festa religiosa de Nossa Sra. das Mercês, que continua a ser um dos pretextos desta edição, que este ano se realiza pelas 16h do dia 27, depois da Missa, às 15h. A feira contará com animação protagonizada por personagens típicos da região saloia e assíduos nesta feira. Eles bailam, jogam às cartas e ao dominó numa e noutra tasca da feira, não perdendo oportunidade que surja para namoriscar uma moçoila no Muro do Derrete - classificado como imóvel de interesse municipal desde 2007, persiste enquanto testemunho da importância social que esta feira sempre teve como local de encontro das populações.

No âmbito deste evento a Câmara Municipal de Sintra realiza no dia 20 de outubro, entre as 15h e as 19h, a I Mostra Etnográfica da Feira das Mercês, com a participação de 8 grupos folclóricos do concelho, que para além da dança, apresentarão os diferentes aspetos que caracterizam a etnografia saloia.

Para os mais novos, não faltam os carrocéis, os jogos tradicionais e outros mais radicais. Durante a tarde de sábado, dia 19 haverá teatro D. Roberto. No final da tarde de sábado 26, será apresentado no Palco, o projeto “Mini Saloios”.

Como atração das noites de sextas e sábados, sempre às 22h, haverá concertos de artistas da música popular, nomeadamente “Canta Brasil” no dia 18, “Clemente” no dia 19, “Micaela” no dia 25, terminando com os “Maxi” no dia 26 de outubro.

Horários:

18 e 25 de outubro - 17h00 às 24h00

19 e 26 de outubro - 10h00 às 24h00

20 e 27 de outubro - 10h00 às 23h00


actualizado 10/10/2019

Map

Experiences for your trip

We have several experiences for a unique visit

more
Sintra, Rinchoa
October 18, 2019 to October…

CityOnline

Escolha o Idioma