Quantcast

Galeões no Sado

Setúbal - Doca das Fontainhas - Setúbal
Doca das Fontainhas Setúbal - Doca das Fontainhas
Site Click to e-mail

Information

É através da Troia Cruze, que temos a oportunidade de embarcar num Galeão do Sal, uma embarcação tradicional construída em 1943 (século XX).

Mas o que é exactamente um Galeão do Sal ?.
Estas embarcações serviam de transporte para o sal, pois a actividade salineira era de uma importância extrema no estuário do Sado. Barcos que vinham da zona de Alcácer formavam assim, uma actividade que era essencial e produtiva. Em média um Galeão podia transportar cerca de 50 toneladas de Sal. Porém os galeões apenas alegraram estas águas até a década de 60, pois os frigoríficos começaram a chegar ao mercado e com essa novidade, naturalmente o sal passou-se a conservar em casa. Mais tarde, os estrangeiros começaram a interessar-se por estas embarcações e chamaram a atenção aos portugueses para este património que se estava a perder. Até chegarem à Troia Cruze os galeões estiveram em Vila Real de S. António e nas Canárias. Agora ocupam novamente o Sado, o Riquitum e o Pego do Altar. Recordando momentos que fizeram parte da história desta região, a viagem no Galeão mais do que um atractivo turístico é uma experiência de serenidade nas águas calmas do Sado onde é possível avistar os golfinhos. Durante a viagem podemos ainda interagir com a embarcação, sendo nós os visitantes a içar a vela do barco – uma vela bastante pesada. Assim de repente transformamos o barco a motor num barco à vela. Sim, é isso mesmo, os galiões têm duas formas de viajar – a motor e à vela. São barcos amigos do ambiente em que as velas são compostas de materiais reciclados.
Usufruímos ainda da oportunidade de visitar a parte de baixo do barco que foi adaptada em 1990, pois antes tudo era plano para colocar o sal e agora dispõe de camarotes e uma cozinha onde se pode realizar buffets. Assim a Troia Cruse oferece-nos a possibilidade de explorarmos um pouco do nosso património, fazendo as delícias daqueles que querem viajar por algumas horas na embarcação mais cobiçada do Sado.

Troia Cruze
mais informações em: http://www.troiacruze.com
Telf. 265228482 / 962405933

Map

Setúbal - Doca das Fontainhas

CityOnline

Escolha o Idioma