Artigo já terminou no dia 17/10/2021
October 1, 2021 to October 17, 2021

I Encontro Ibero-americano de Sineiros

Braga
Braga

Information

Dia 1 de Outubro, no âmbito do projecto Património Musical do Concelho de Braga, uma iniciativa conjunta do Município de Braga e da Suonart – Associação Cultural, será realizado o «I Encontro Ibero-americano de Sineiros» e inaugurada a exposição relativa ao Património Musical de S. Victor “Os sinos da Freguesia de S. Victor. Comunicar com Deus, com os homens e marcar o tempo”.

Do programa desta iniciativa constam diversas actividades. Na parte da manhã, às 10h00, ouvir-se-á um toque festivo realizado a partir da Torre sineira da Igreja de São Victor, a que se seguirá uma conversa com diversos tocadores de sinos, a realizar no Adro da igreja. 

Com o apoio da Fundição de Sinos de Braga – Serafim da Silva Jerónimo e Filhos, que disponibilizará um conjunto de sinos, será proporcionada uma Oficina “Ouvir e aprender alguns toques de sinos”. Às 11h30, haverá a oportunidade das crianças participaram e desfrutarem dos toques sineiros com a realização de uma oficina designada por ‘Uma viagem ao mundo dos sinos’.

Na parte da tarde, o Auditório do Centro da Juventude de Braga acolherá as restantes actividades integrantes do I Encontro Ibero-americano de Sineiros. Às 14h30, será exibido o documentário ‘Os sons dos sineiros’, de Vanessa Cortez. Logo de seguida, às 15h00, será encetada a roda de conversa: “Juventude e sinos/Juventud y campanas”, que conectará representantes de Portugal, Brasil e Espanha, em que se abordará temáticas tais como as tradições e práticas sineiras antigas e actuais, assim como a conservação, preservação e salvaguarda de todo esse património material e imaterial. Esta sessão terá transmissão em streaming AQUI

Às 17h00, será inaugurada a exposição “Os Sinos da Freguesia de S. Victor. Comunicar com Deus, com os homens e marcar o tempo”, nas instalações da Junta de Freguesia de S. Victor. Esta é mais uma actividade integrante do projecto Património Musical do Concelho de Braga, uma investigação musicológica e etnomusicológica, com início em 2016, que contempla a criação de uma rede de exposições e concertos nas freguesias do concelho. Esta exposição estará patente no referido espaço até ao dia 17 de Outubro.

Este dia terminará com um concerto pelo Ensemble de Sopros da Universidade do Minho, com direcção de Luís Ribeiro, também a realizar no Auditório do Centro da Juventude de Braga, com entrada livre, ainda que limitada à lotação do espaço e sujeita à reserva de bilhetes AQUI

To read

Published 30/09/2021

Map


October 1, 2021 to October…

CityOnline

Escolha o Idioma