In C - Sasha Waltz & Guests
Information
Coreógrafa alemã aclamada mundialmente, Sasha Waltz concebeu “In C” durante os dias cinzentos de isolamento provocados pela pandemia, quando todos os teatros em Berlim, e no mundo, permaneciam fechados. O que começou como uma forma de se manter a trabalhar durante o confinamento, transformou-se num movimento internacional que ainda hoje continua a crescer. Desde a sua estreia digital em 2021, “In C” tem sido apresentado e elogiado em todo o mundo.
Sinopse
Inspirado na magistral composição de Terry Riley (1964), considerada a primeira peça de música minimalista, “In C” é composto por um sistema experimental de cinquenta e três frases de movimento, que assenta numa improvisação estruturada com regras e leis claras. Dentro deste conjunto de regras, cada bailarino tem liberdade criativa de forma individual, sem que isso prejudique o grupo, à semelhança da nossa sociedade democrática, na qual a liberdade individual termina onde começa a liberdade do outro. A duração da peça, assim como o número de bailarinos, é variável. Os papéis de liderança e ou de seguidores também não são fixos. Cada performer pode trocar de papel, a qualquer momento. O resultado é uma extraordinária negociação entre liberdade improvisada e estrutura definida.
Sasha Waltz criou originalmente “In C” para a sua companhia de dança Sasha Waltz & Guests: “Durante o confinamento, quando nem podíamos respirar no mesmo ambiente que outras pessoas, era uma forma de reunir os dançarinos. Como a obra consiste em fragmentos separados de coreografia, os bailarinos podiam ensaiá-la individualmente e à distância.”. No entanto, Waltz logo percebeu que “In C” poderia não apenas servir para reunir os seus bailarinos, como também tinha potencial para reunir pessoas de todo o mundo. “Quando a música começa, ouvimos uma batida clara, como um batimento cardíaco que conecta performers e público. E essa é uma das principais mensagens deste espetáculo: ‘In C’ conecta-nos a todos.”.
Ficha Artística
Sasha Waltz
Um dos nomes mais sonantes da dança contemporânea europeia, Sasha Waltz nasceu em Karlsruhe, na Alemanha. Estudou dança e coreografia em Amesterdão e em Nova Iorque. Em 1993, fundou a companhia Sasha Waltz & Guests, em conjunto com Jochen Sandig, em Berlim. Em 1996, juntamente com Sandig, fundou a Sophiensæle, um centro da cena independente de dança e teatro. Entre 2000 e 2005, foi uma das diretoras artísticas do teatro Schaubühne am Lehniner Platz. Nos anos seguintes, criou várias peças internacionalmente reconhecidas. Waltz já recebeu vários prémios, nomeadamente a Ordem de Mérito da República Federal da Alemanha, em 2011. É membro da Academia das Artes de Berlim desde 2023 e, em 2021, foi condecorada ‘Comendadora da Ordem das Artes e Letras’ pelo Ministério da Cultura da França.
Em 2020, Sasha Waltz reagiu aos desafios da pandemia com diferentes projetos on-line e off-line. Publicou um ‘diário de dança’ online, desenvolveu o projeto ao ar livre "Dialoge 2020 – Relevante Systeme", estreando uma coreografia para o "Boléro" de Maurice Ravel, bem como solos para "I can't breathe" de Georg Friedrich Haas, e transmitiu uma série de improvisações com o título "Dialoge 2020 – Relevante Systeme II" ao vivo do Radialsystem, em Berlim. Em 2021, desenvolveu a peça "In C", com a composição musical com o mesmo nome de Terry Riley, que teve a sua estreia online numa transmissão ao vivo do Radialsystem, antes de ser apresentada ao público, pela primeira vez, durante o festival Ludwigsburger Schlossfestspiel.
Conceito/Coreografia Sasha Waltz
Figurinos Jasmin Lepore
Desenho de luz Olaf Danilsen
Conceito/Dramaturgia Jochen Sandig
Dança/Coreografia Sasha Waltz & Guests
Música Terry Riley © Associated Music Publishers Inc./ Edition Wilhelm Hansen, com a permissão de Bosworth Music GmbH/ Wise Music Group
Produção Sasha Waltz & Guests. Made in Radialsystem.
Sasha Waltz & Guests é financiada por Senate Department for Culture and Community