Artigo já terminou no dia 06/07/2024
May 31, 2024 to July 6, 2024

Loulé inaugura exposições dedicadas a Marrocos, integradas no Festival MED

Loulé - Loulé
Rua Vice Almirante Cândido dos Reis, 8100-606 LouléLoulé

Information

No dia 31 de maio inauguram duas exposições integradas na programação do Festival MED’24 alusivas ao Reino de Marrocos, país convidado dos 20 anos deste evento, e que irão proporcionar uma viagem inspiradora pela cultura marroquina.

Pelas 18h00, as portas da Galeria de Arte do Convento do Espírito Santo abrem-se para dar a conhecer “Fragmentos de Humanidade”, com trabalhos do artista Moulay Youssef El Kahfaï, um dos nomes de referência da pintura contemporânea de Marrocos.

Moulay Youssef El Kahfaï nasceu em Marrakech, cidade onde vive e trabalha. Licenciou-se na prestigiada Escola de Belas Artes de Tetuão e tem mais de trinta anos de uma carreira artística na qual as experiências mais fortes estão associadas a uma perpétua busca do que se passa no interior do ser humano, sendo essa busca o traço contínuo dos seus trabalhos. 

Artista profícuo, fundador de um atelier profissional de impressão artística, animador e professor de ateliers de desenho e gravura na École des Arts Visuels de Marrakech, exerce essas heteróclitas atividades oriundas da mesma fonte e procurando a mesma finalidade: a Arte. Todas estas ações criativas contribuem para o facto de ser um artista muito conceituado, sendo disso testemunho as múltiplas e contínuas exposições individuais e coletivas, tanto em Marrocos como noutros países, bem como a sua pertença em prestigiadas coleções privadas e públicas. 

Moulay Youssef El Kahfaï, conhece Portugal desde há vários anos, tendo exposto na Casa da Cultura Islâmica e Mediterrânica de Silves, na Galeria do Palácio Presidencial da Cidadela de Cascais e na Galeria do Castelo de Mértola, e mantém contacto assíduo com artistas, curadores, críticos de arte e pensadores lusitanos.

Para esta nova exposição, “Fragmentos de Humanidade”, o autor selecionou obras recentes de pintura, colagens, gravuras e litografias, com uma forte visão de reflexão sobre o ser humano, nas suas interdependências, expressões, contradições e sentimentos.

A exposição pode ser visitada até 6 de julho, no seguinte horário: de terça-feira a sábado, das 10h00 às 13h30 e das 14h30 às 18h00.

Pelas 19h00, inaugura no Palácio Gama Lobo a exposição “Artes e Técnicas Decorativas do Reino de Marrocos”. Marrocos é um país de artesanato e é também nas artes decorativas que se reflete toda a riqueza de técnicas, cores ou materiais. Os coloridos mosaicos cerâmicos, mas também os pufes, os tapetes feitos artesanalmente, candelabros, lanternas, espelhos ou abajures em ferro forjado e cerâmica colorida constituem elementos característicos da cultura marroquina e que atualmente aparecem reinterpretados na decoração ocidental. É um pouco desta panóplia de cores e texturas que esta mostra que decorrerá no espaço do Loulé Criativo nos irá trazer.

A exposição pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 18h00, e ao sábado, das 9h00 às 13h00.

Refira-se que estas exposições oferecem uma oportunidade única para explorar a riqueza artística e cultural de Marrocos, através de obras de arte e técnicas decorativas. Os visitantes poderão apreciar a diversidade e a criatividade que caracterizam essa região do mundo.

To read

Published 29/05/2024

Map

Loulé
May 31, 2024 to July 6, 2024

CityOnline

Escolha o Idioma