Loures cria protocolo para vacinação de idosos contra a gripe nas farmácias

Loures - Loures
LouresLoures

Information

A Câmara Municipal de Loures, a Associação Nacional das Farmácias (ANF) e a Associação Dignitude assinaram hoje um protocolo que vai permitir a vacinação contra a gripe, nas farmácias, de dez mil munícipes com idade igual ou superior a 65 anos.  

Com este protocolo, o Município de Loures associa-se ao programa “Vacinação SNS Local” para, “no contexto da pandemia COVID-19, ampliar os meios e recursos disponíveis para proteção dos seus munícipes com idade mais avançada, em especial no âmbito da vacinação contra a gripe sazonal”.  

O referido programa arranca na próxima segunda-feira, dia 19 de outubro, e permite que os seus beneficiários se vacinem gratuitamente, numa farmácia comunitária escolhida por si.   

Nos termos do protocolo agora assinado, a Autarquia comparticipará, em regime de complementaridade com a Dignitude, Instituição Particular de Solidariedade Social, “90% do preço de administração de vacinas contra a gripe”. Está em causa um montante total de 22 500 euros, com base num número estimado de dez mil beneficiários.  

“Tomámos a decisão certa com o objetivo de garantir uma vacinação, neste ano tão difícil, mais próxima, mais segura”, afirmou o presidente do Município, apontando um conjunto de vantagens que as farmácias oferecem ao Serviço Nacional de Saúde e à população: “Localização, experiência, competência técnica e segurança.”

Bernardino Soares deixou aos munícipes um apelo para se dirijam às farmácias de forma espaçada, ao longo das próximas semanas. A mesma mensagem foi transmitida por Paulo Cleto Duarte, presidente da ANF, segundo quem as vacinas vão chegar às farmácias de forma faseada, “desde o dia 19 de outubro até ao final de novembro”.  

Pela Associação Dignitude, Maria de Belém Roseira apontou a assinatura deste protocolo, que decorreu na Farmácia Ribeiro Soares, em Santa Iria de Azóia, como “uma ocasião muito especial”. Para a procuradora da instituição, as farmácias constituem uma opção “cómoda, confortável e acessível” para que os maiores de 65 anos se possam vacinar contra a gripe.     

Recorde-se que, nos últimos dois anos, Loures acolheu um projeto-piloto, que permitiu a administração de vacinas contra a gripe, de forma gratuita, a utentes maiores de 65 anos, nas farmácias. Este projeto, que em 2019 abrangeu cerca de 9 500 pessoas, traduziu-se num aumento de 33? taxa de vacinação da população mais idosa do concelho. 

To read

Published 19/10/2020

Map

Loures

CityOnline

Escolha o Idioma