November 29, 2023 to April 7, 2024

Missão Espaço - exposição

Pavilhão do Conhecimento, Lisboa - Parque das Nações - Lisboa
Alameda dos Oceanos 36d, 1990-203 LisboaPavilhão do Conhecimento, Lisboa - Parque das Nações

Information

A Fundação ”la Caixa” e a Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica celebraram um acordo de colaboração onde estabelecem bases para a promoção da cultura através da organização conjunta de exposições, atividades e projetos de divulgação científica tanto em Portugal como em Espanha. 

O principal objetivo é promover a cultura científica e tecnológica na sociedade. Para isso, foram estabelecidos mecanismos de cooperação entre os centros científicos das duas instituições, como é o caso do Museu da Ciência CosmoCaixa de Barcelona, integrado na rede da Fundação ”la Caixa”, e o Pavilhão do Conhecimento, da Rede Nacional de Centros Ciência Viva.

Deste modo, graças ao acordo entre a Fundação ”la Caixa” e a Ciência Viva, o Pavilhão do Conhecimento inaugurou esta terça-feira, 28 de novembro, a exposição Missão Espaço, que estará patente até 7 de abril de 2024. Criada em colaboração com o Centro Universum® Bremen, na Alemanha, e com o Musée de l’Air et de l’Espace de Le Bourget, em França, esta iniciativa inédita mostra as diferentes etapas da realização de uma missão espacial.

Em seis áreas, os visitantes vão poder descobrir o treino a que se submetem os astronautas, contemplar o planeta Terra visto do Espaço e conhecer os pormenores da vida numa estação espacial. Será um percurso que terminará com a viagem de regresso à Terra.

À Missão Espaço vão juntar-se as exposições A Ciência da Pixar, Talking Brains. Programado para falar, e Espelhos, ao longo dos próximos dois anos.


A Ciência da Pixar, Talking Brains e Espelhos, próximas exposições

A inauguração da exposição Missão Espaço assenta a primeira pedra do acordo de colaboração para a divulgação da cultura científica em Portugal e Espanha que também dará origem a outras três estreias: A Ciência da Pixar, Espelhos e Talking Brains. Estas exposições chegarão pela primeira vez a Portugal depois de percorrerem a rede de centros culturais que a Fundação ”la Caixa” tem em Espanha.

A próxima exposição em Lisboa será Talking Brains. Programados para falar e está prevista para maio de 2024. Esta exposição singular centra-se no cérebro, considerado o principal órgão do corpo humano e também o mais importante, para evidenciar uma característica que é comum a todos os seres humanos e que nos une e torna únicos: a linguagem.

Os visitantes terão oportunidade de descobrir várias coisas acerca da linguagem, como, por exemplo, o que significa «linguagem humana» e como evoluiu, poderão aprofundar características concretas do cérebro linguístico, para além de sentir na própria pele como funciona um cérebro que goza de boa saúde e um cérebro que está afetado por uma patologia.

Em outubro de 2024, o Pavilhão do Conhecimento irá acolher a exposição A Ciência da Pixar, em que os visitantes se poderão sentir parte da fábrica da Pixar ao interagirem com os módulos da exposição para compreenderem, de uma forma didática e participativa, como os filmes são feitos.

A exposição mostrará ao público todo o processo, desde a conceção da história à renderização, passando pela modelação; o rigging, que permite a criação de esqueletos, músculos e articulações virtuais; o desenho das superfícies e cenários; a animação, que dá vida à história; a simulação, que proporciona movimentos automatizados; e a iluminação, que confere maior impacto emocional. Trata-se de uma exposição em que a arte, a engenharia, a matemática e a tecnologia de última geração se misturam para criar mundos de fantasia.

O acordo de colaboração vai também permitir que a exposição Espelhos abra as suas portas no Exploratório – Centro Ciência Viva de Coimbra, em fevereiro de 2025. Esta exposição interativa propõe uma aproximação à matemática e aos princípios da ótica através do espelho como principal elemento museográfico. Os visitantes terão oportunidade de utilizar espelhos planos, curvos e caleidoscópicos para observar alguns dos seus efeitos mais surpreendentes e, ao utilizá-los, irão colocar questões que poderão ir resolvendo ao longo de um itinerário que permite compreender, de uma forma cativante, vários fenómenos da física e da matemática. Além disso, poderão aprender como funciona a perceção e olhar para o mundo de outra forma através da aplicação do método científico.

A colaboração entre a Fundação ”la Caixa” e a Ciência Viva contempla igualmente a organização de atividades e projetos de divulgação científica, tanto em Portugal como em Espanha, que serão desenvolvidos nos próximos anos. Destaque para programas de mobilidade de colaboradores, formação continuada de cultura científica para profissionais de comunicação e mediação de ciência e organização de ciclos de conferências ibéricas. 

To read

actualizado 01/02/2024

Map

Pavilhão do Conhecimento,…
November 29, 2023 to April…

CityOnline

Escolha o Idioma